Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Natureza / Alimentação

Por que morango e abacaxi não são frutas?

Entenda esse e outros mistérios sobre frutas, verduras e legumes!

Lucas Vasconcellos Publicado em 02/01/2022, às 09h00 - Atualizado em 23/07/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de morangos - Pixabay
Imagem ilustrativa de morangos - Pixabay

Tem certeza de que morango e abacaxi são frutas? E de que pepino e pimentão são legumes? Está na hora de conhecer os mistérios dos alimentos!

1. Fruta x fruto

Fruta é um termo popular usado para frutos que, normalmente, são doces — laranja, carambola e banana, por exemplo. Cientificamente, o nome certo é fruto: produto que se desenvolve a partir do ovário (parte do órgão reprodutor feminino, onde estão os óvulos, que formarão as sementes) da flor. Por isso, frutos incluem alimentos como chuchu, tomate, berinjela, pimentão e pepino.

2. Que confusão!

No dia a dia, alguns frutos, caules, raízes, tubérculos, bulbos e rizomas (caules subterrâneos) são chamados de legumes. No entanto, legumes nada mais são do que frutos produzidos somente pelas plantas pertencentes à família Fabaceae, com cerca de 12.600 espécies espalhadas pelo mundo. Exemplos: soja, ervilha, feijão e amendoim.

3. Nem só os verdes

Costumamos chamar todas as folhas verdes comestíveis de hortaliças — nome das plantas cultivadas em hortas e que servem de alimentos. Apesar disso, o termo verdura não tem significado cientifico e envolve diferentes partes de um vegetal: raízes, folhas, caules e até mesmo as flores.

4. Eles são falsos

Sabia que você come diversos pseudofrutos ou falsos frutos? Eles são formados quando um tecido diferente da flor se desenvolve, criando uma estrutura semelhante em cor e consistência a um fruto verdadeiro. Um exemplo é o caju: o pedúnculo (parte que sustenta a flor) aumenta de tamanho e muda de consistência, formando o pseudofruto (a parte suculenta). O fruto verdadeiro do caju é aquele caroço em forma de meia-lua, onde fica a semente (a castanha de caju).

5. Pegadinha!

Abacaxi, morango e figo são frutas, certo? Errado! Eles são infrutescência: resultado da fusão de várias flores que, após serem fecundadas, se juntam em um único fruto ou infrutescência. No morango, por exemplo, os frutos são os diversos pontinhos escuros. Já na maçã e no caju, a polpa que comemos não é formada a partir do ovário da flor, mas por outros tecidos que mudam de forma e tamanho.

Apesar dos nomes reais serem outros, não há problema em usar as palavras fruta, legume e verdura no dia a dia. Usando os nomes não científicos, mais populares entre as pessoas, conseguimos nos fazer entender em sociedade.