Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Natureza / Florestas

Floresta tropical: Saiba tudo sobre esse bioma

Presentes em diversos continentes, as florestas tropicais têm grande diversidade de vegetação e de animais

Lucas Vasconcellos Publicado em 23/06/2020, às 10h20 - Atualizado às 18h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

Esse tipo de floresta fica entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio – por isso o nome tropical. Elas abrangem regiões como a Bacia do Congo e outros países da África, América Central, América do Sul (Floresta Amazônica e Mata Atlântica, por exemplo), sudeste da Ásia e Oceania.

O solo de uma floresta tropical tem muito húmus, material que surge da decomposição de folhas, frutos, cocô e corpos de animais mortos. A camada varia entre 30 e 50 centímetros no solo e é muito útil para as plantas, que absorvem os nutrientes presentes ali.

Dentro de uma floresta tropical, as árvores ficam muito próximas umas das outras. Além disso, são bem altas – chegam a 50 metros de altura. Esses dois fatores impedem a passagem da luz solar, deixando o local com bastante sombra.

Por causa da região onde fica no planeta, esse tipo de floresta possui clima quente - média de 20ºC. A quantidade de chuva também é grande, tornando a umidade relativa do ar bem alta - até 88%. Por isso, frutos e plantas de diversas espécies têm facilidade para se desenvolver nesses locais, garantindo a alimentação dos animais.

Quase tudo em uma floresta tropical (fotossíntese e o aparecimento de flores e frutos, por exemplo) acontece no topo das árvores, porque é lá que a luz solar chega. Até alguns tipos de vegetação, como bromélias e orquídeas, criam raiz nos ramos e troncos superiores das árvores.

Também é no topo das árvores que vivem macacos, sapos, lagartos, aves, preguiças, cobras e insetos, entre outras espécies de bichos. Nas florestas tropicais africanas, os principais animais são: antílopes, veado, elefante-da-floresta, chimpanzé e gorila. Na Ásia, estão orangotango, gibão, tigre e musaranho.

Na Austrália há, entre outros, canguru, gambá, ornitorrinco, papagaio-real, periquito-australiano e ave-do-paraíso. Já na América do Sul, as florestas tropicais abrigam cutia, paca, capivara, onça, jaguatirica, tamanduá, tatu, tucano, águia, jiboia, cobra-coral, jararaca, sapo, rã, perereca.

O desmatamento das florestas tropicais é um dos principais problemas ambientais do mundo. Ele é causado principalmente pelo corte ilegal de árvores, abertura de pastagens e áreas agrícolas, além da construção de estradas. Quando uma área de floresta é devastada, muitos bichos ficam sem ter onde morar!