Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Natureza / Ecossistemas

Como as dunas de areia são formadas?

Com a ajuda do vento, elas formam belíssimas paisagens que podem ser encontradas em desertos e praias

Letícia Yazbek Publicado em 26/02/2021, às 14h00 - Atualizado às 16h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dunas de areia em um deserto - Pixabay
Dunas de areia em um deserto - Pixabay

As dunas são elevações de areia que se formam pela ação dos ventos, que sopram constantes em uma direção, acumulando sedimentos e formando montes de diversas formas e tamanhos. Além disso, as marés altas levam muita areia para a praia e não conseguem levar tudo de volta. Aí, a areia se acumula e permite que o vento forme as dunas.

Elas costumam surgir nos desertos (quando são formadas apenas pela ação dos ventos) e próximas às áreas litorâneas. Também podem ser formadas pelos processos de erosão das rochas dentro dos continentes, na maioria das vezes próximo ao leito dos rios. As dunas crescem de forma lenta, aumentando aos poucos de acordo com a ação dos ventos e da maré.

Cheias de mudanças

Dependendo da variação dos ventos, as dunas podem se alterar ao longo do tempo. Elas estão sempre em transformação – podem mudar de forma, se deslocar, diminuir ou aumentar. Em alguns casos, os sedimentos que formam a duna continuam sendo carregados pelos ventos. Aí, são depositados mais para frente, fazendo com que a duna mude de lugar. Quando alguma vegetação cresce nas dunas, elas costumam se estabilizar.

As dunas ajudam a conter a força dos ventos no litoral e a proteger o solo contra o processo de erosão. Elas também impedem o avanço da água do mar e reduzem a entrada da água salgada do mar nos lençóis freáticos (reservatórios naturais de águas subterrâneas).

Tudo branco!

O White Sands National Monument, localizado no estado do Novo México (Estados Unidos), é formado por mais de 700 quilômetros de dunas de areia branca. É o maior deserto de gipsita (mineral de gesso) do mundo. A paisagem é o que restou de uma lagoa existente há milhões de anos.

Dunas enormes

Maior deserto do mundo, o Deserto do Saara abrange uma área de mais de 9 milhões de quilômetros quadrados e territórios de vários países africanos. As dunas podem chegar a 150 metros de altura. Elas têm diferentes formatos e são causadas pelas perigosas tempestades de areia.

Paisagem única

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão, abriga o maior campo de dunas do Brasil. São mais de 900 quilômetros quadrados de dunas, formadas pelos ventos que sopram do mar. Durante a seca, as dunas são banhadas pelo oceano. Mas, com as chuvas, surgem grandes lagoas entre as dunas, formando uma paisagem que parece não ter fim.

Consultoria: Antonio Guerra (coordenador do Laboratório de Geomorfologia AMbiental e Degradação dos Solos (Lagesolos), Francisco Ladeira (professor do Instituto de Geociências da UNICAMP) e Flávio Rodrigues do Nascimento (professor de Geografia da UFF).