Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Natureza / Natureza

7 praias incríveis que têm areia colorida

Verde, vermelho, preto... Conheça algumas praias que têm areias para lá de diferentes

Shirley Paradizo Publicado em 26/06/2020, às 12h00 - Atualizado às 15h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

Na estação mais quente do ano, ir à praia é uma das atividades favoritas de adultos e crianças. Nós estamos acostumados com a areia de tom claro, próximo ao bege. Mas sabia que, ao redor do mundo, existem praias bem diferentes, com areia colorida? Conheça algumas delas!

1. Areia verde

Poucas praias do mundo têm a areia desse tom, proveniente da alta concentração de olivina, mineral que contém ferro e magnésio. As praias de areia verde mais conhecidas são a Papakolea e a Guam, no Havaí. A olivina presente na areia vem do vulcão Pu’u Mahana. A força das águas do mar, que batem contra a base do vulcão, extrai o minério das cinzas e o deposita nas praias. Existem outras duas praias como esta, uma em Galápagos e outra na Noruega.

2. Areia preta

As tartarugas gigantes que vivem no mar de Punalu’u adoram descansar na areia negra da praia. A cor da areia tem uma explicação: ela é formada pela lava que escorre para o oceano dos vulcões ativos que ficam próximos à região.  E nada de levar amostras da areia para casa. Por lá, existe uma crença de que a pessoa que fizer isso corre o risco de receber uma maldição da deusa havaiana do vulcão.Existem outras praias de areia preta, como a Perissa e Kamari, Santorini, Reynisfjara, na Islândia, e Muriwai e Whatipu, na Nova Zelândia.

3. Areia vermelha

A coloração avermelhada da areia da praia de Akrotiti, em Santorini, na Grécia, é resultado da alta concentração de ferro. Isso acontece graças à atividade do vulcão Thira, que deixaram a região cheia de magma e cinzas. As erupções do vulcão praticamente criaram a ilha de Santorini, em 1450 antes de Cristo. O tom avermelhado também pode ser visto nas praias de Cabot, no Canadá, Kaihalulu, na Havaí, e Goa, na Índia.

4. Areia rosa

O tom cor-de-rosa da praia de Pink Sand, nas Bahamas, tem a ver com a presença de animais microscópicos conhecidos como foraminífera. Esses bichinhos vivem dentro de conchas que, às vezes, se quebram em minúsculos pedaços, misturando-se à areia da praia. Como resultado, tudo fica rosado. Em Komodo, na Indonésia, e nas Ilhas Rabbit, perto da Escócia, também há praias de areia rosa.

5. Areia laranja

Localizada no norte da ilha italiana da Sardenha, a praia de Porto Ferro surpreende com seus quase 2 quilômetros de areias cor-de-laranja. A coloração é devido a uma mistura de pedras, conchas trituradas e resíduos vulcânicos. Atrás da praia, a caminho de um lago de água salgada chamado Baratz, existem enormes dunas de areia laranja. As praias Monkey, na Malásia, e Rambla Bay, em Malta, também têm essa coloração.

6. Areia roxa

Em Big Sur, na Califórnia, está a Pfeiffer Beach, praia que chama a atenção pelo tom arroxeado da areia. Ela é obtida por meio de um quartzo mineral combinado com o manganês presente nas rochas.

7. Areia branca

As praias de areia bem clara são comuns nas ilhas do Caribe e em algumas praias do Nordeste brasileiro. A Siesta Beach, na Flórida, Estados Unidos, é considera a praia de areia mais branca do mundo. A Hyams Beach, na Austrália, também disputa esse título.