Natureza / Curiosidades

5 fatos que talvez você não sabia sobre o mar

Saiba mais sobre as grandiosas águas que rodeiam o planeta Terra

Thaís Mariano Publicado em 21/12/2020, às 13h00

Imagem ilustrativa de um mar com ondas - Pixabay

Os oceanos formam a maior parte da composição do planeta Terra e neles estão escondidos seres incríveis e misteriosos e ainda muitos artefatos históricos de tempos passados. Confira 5 curiosidades de tirar o fôlego sobre o mar:

1. Cerca de 70% do oxigênio do planeta é gerado pelos oceanos, produzido e liberado na atmosfera pelas algas marinhas, que são  o verdadeiro pulmão do mundo ao contrário do que muita gente pensa.

2. A maior parte do planeta é coberta por água, portanto esse é um território muito mais vasto e que falta muito para ser explorado. É estimado que apenas 5% de todos os oceanos do planeta tenham sido   estudados.

3. O local mais profundo do mar chega a ter 11 km de profundidade e fica localizado em uma cadeia montanhosa submersa, conhecida como Fossa da Marianas. O local foi descoberto em 1951 através de um estudo por sinais sonoros, que mediu a distância em forma de eco e através de cálculos os pesquisadores conseguiram chegar nesse número.

4. Por ser um espaço tão amplo e muitas vezes inatingível através dos métodos convencionais de exploração, estima-se que a ciência conheça apenas uma pequena porcentagem de toda a vida marinha. Cerca de 220 mil espécies foram catalogadas, mas a estimativa é de existam até 1 milhão de diferentes formas de vida no mar.

5. O fundo do mar é um local que abriga dezenas de tesouros, devido a enorme quantidade de naufrágios e cargas perdidas durante anos e anos. É estimado que no fundo estejam bens calculados em mais de 60 bilhões de dólares.

+Veja alguns livros para aprender e se divertir com o assunto:

1. Splesh! Quebra-Cabeças, Atividades e Fatos Sobre o Mar

Mar

2. Almanaque do fundo do mar

curiosidades

3. Oceano : Mundo escondido

4. Mar : Som animal!

5. Aprendendo com o fundo do Mar

curiosidades sobre o mar

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a data da publicação desta postagem. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Clique nos links abaixo para comprar os produtos diretamente da Amazon:

1. Splesh! Quebra-Cabeças, Atividades e Fatos Sobre o Mar -  https://amzn.to/36RkJhu
2. Almanaque do fundo do mar - https://amzn.to/2ySgRjJ
3. Oceano : Mundo escondido - https://amzn.to/304m6Z3