Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Natureza / Plantas

4 dicas para ter uma horta dentro de casa

Siga nossas dicas e coma frutas, verduras e temperos da sua própria plantação – é divertido e mais saudável!

Christiane Oliveira Publicado em 25/06/2021, às 13h36 - Atualizado às 13h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma mini horta - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma mini horta - Pixabay

Terra e adubo

Quando for comprar terra para colocar no vaso, preste atenção se aquela planta precisa de bastante adubo. É possível comprar terra adubada. Mas, se precisar adubar depois, você pode fazer isso com restos de alimentos, como cascas de frutas, ou adquirir em lojas.

O segredo da água

Quer saber se a terra está úmida? É simples! Coloque o dedo ou um palito dentro do vaso e veja se a terra gruda nele. Se grudar, significa que ela está úmida. O tempo de aguar a planta vai depender do clima e da quantidade de luz que ela recebe.

Muda ou sementes?

Você pode plantar qualquer uma das duas opções. A semente dá origem à muda. Mas, durante esse processo, o cuidado com o plantio deve ser constante – você não pode deixar a terra seca e tem que controlar a quantidade de luz. Para facilitar o trabalho, é melhor pedir para seus pais comprarem mudas.

Vamos montar...

Antes de plantar a muda, é preciso montar o vaso: pedras ou argila são colocadas por baixo. Depois, coloca-se uma manta chamada geotêxtil para separar a terra das pedras e, por último, no mínimo 20 centímetros de terra. Agora é só colocar a muda e completar com mais um pouco de terra.