Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Natureza / Brasil

10 fatos que você não sabia sobre a Mata Atlântica

Ela já cobriu boa parte do litoral brasileiro, mas passou a sofrer muito com o desmatamento ao passar dos anos

Redação Publicado em 03/12/2021, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mata Atlântica em Caparaó, Minas Gerais - Wikimedia Commons
Mata Atlântica em Caparaó, Minas Gerais - Wikimedia Commons

1. No século 16, quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram algo que não havia na Europa: uma imensa mata com espécies diferentes de plantas e animais. Era a impressionante Mata Atlântica, que logo começou a ser explorada por nossos colonizadores para a retirada, por exemplo, do pau-brasil – o tronco dessa árvoreproduz uma tinta vermelha usada para tingir tecidos.

2. A ação das correntes marítimas sempre foi a grande aliada da Mata Atlântica: essas correntes saem da Antártida e sobem a costa africana, onde ficam ainda mais geladas; mas, ao alcançarem a região da Linha do Equador, descem em direção ao sul, já aquecidas pelo calor. Por isso, ao longo de todo o litoral brasileiro, formam nuvens bem carregadas, que irrigam os solos e abastecem os rios, criando matas verdes, cheias de animais e plantas.

3. AMata Atlântica é composta pela associação de ecossistemas, como restingas, manguezais e campos de altitude. Originalmente, ela se estendia por mais de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, em 17 estados do território brasileiro. Mas apenas 12% dessa imensidão verde sobreviveram e existem atualmente.

4. Apesar do desmatamento, a Mata Atlântica segue presente, mesmo que em pequena quantidade, em: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

5. Apesar de novas espécies vegetais e animais serem descobertas com frequência, acredita-se que a Mata Atlântica tenha cerca de 20 mil espécies vegetais (cerca de 35% das existentes no Brasil), incluindo algumas que só ocorrem ali ou estão ameaçadas de extinção.

6. Os animais não ficam para trás na diversidade: são 849 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e cerca de 350 espécies de peixes. Entre os animais em risco de extinção estão o mico-leão-dourado e o tamanduá-bandeira.

7. A Mata Atlântica abriga 7 das 9 bacias hidrográficas do país. Elas são alimentadas pelos rios Paraná, Tietê, São Francisco, Doce, Paraíba do Sul, Paranapanema e Ribeira de Iguape.

8. O primeiro parque nacional brasileiro foi criado em uma área de Mata Atlântica, em 1937. É o Parque Nacional do Itatiaia, que fica entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

9. Muitos povos indígenas ainda habitam a região da Mata Atlântica, como Kaingang, Terena, Potiguara, Kadiweu, Pataxó, Krenak, Guarani, Caiová e Tupiniquim.

10. Sabia que o Dia da Mata Atlântica é comemorado em 27 de maio? A primeira celebração dessa data aconteceu em 1999, com o objetivo de conscientizar a população e as autoridades sobre a importância de conservar a região. O dia é uma referência a 27 de maio de 1560, quando o Padre Anchieta descreveu em uma carta e beleza das biodiversidades tropicais do Brasil.