10 fatos que talvez você não sabia sobre a Amazônia

Saiba mais sobre essa região que influencia na vida das pessoas de todo o mundo

Letícia Yazbek Publicado quinta 24 dezembro, 2020

Saiba mais sobre essa região que influencia na vida das pessoas de todo o mundo
Floresta Amazônica - Wikimedia Commons

Sofrendo cada vez mais com o desmatamento e as queimadas, a Amazônia influencia na vida das pessoas de todo o mundo. Descubra 10 curiosidades sobre a floresta amazônica e veja por que é importante preservá-la!

1. Gigantesca!

A Amazônia é o maior bloco de florestas tropicais contínuo (sem interrupção) do planeta e tem o maior depósito de água doce superficial da Terra. Ela passa por nove países: além do Brasil, está na Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Só em nosso país são 400 milhões de hectares, o que equivale a mais ou menos 400 milhões de campos de futebol.

2. Casa de animais

Por ser gigante, a Amazônia é o lar de centenas de milhares de espécies de plantas e bichos. São 483 espécies de mamíferos, 10 milhões de espécies de insetos e 300 espécies de répteis. Mas esses números mudam muito, pois descobertas sempre são feitas. O lado triste é que cada vez mais a floresta é desmatada ou queimada e animais morrem junto.

3. Ela nos protege

Essa floresta tem um papel importante como regulador do clima no planeta. A vegetação absorve muito gás carbônico, evitando que ele se espalhe na atmosfera. Por causa disso, as mudanças climáticas são mais amenas, evitando grandes catástrofes naturais, como inundações, furacões ou até secas extremas.

4. Em alerta!

O desmatamento preocupa e muito! A exploração do local começou provavelmente no século 16, quando colonizadores europeus começaram a retirar a vegetação para construir povoados. A partir do final da década de 1960, o problema aumentou com a exploração da madeira. Além de causar problemas para os bichos, isso altera o clima brasileiro, gerando períodos de seca.

5. Um mito

Apesar de produzir muito oxigênio, é errado dizer que a Amazônia é o pulmão do mundo. A maior parte do ar puro de que necessitamos para respirar é produzida por algas e bactérias. Além disso, o gás que a floresta produz é usado por ela mesma para a sobrevivência das espécies animais e vegetais.

6. Só aumenta!

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amazônia cresceu 92,7% entre janeiro e setembro de 2019. A destruição da floresta nos primeiros nove meses do ano é 58,7% maior do que o desmatamento registrado em todo o ano de 2018.

7. Monitoramento

Usando imagens captadas por satélites, o Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) dispara alertas sobre as áreas que estão sendo afetadas. Assim, é possível calcular a área que está sendo desmatada. Só em 2019, a floresta perdeu 7.854 quilômetros quadrados de cobertura vegetal.

8. Deserto? Será?

Calma! A possibilidade de a Amazônia virar um grande deserto é muito baixa, quase impossível. Isso não quer dizer que ela está salva. Se continuar a ser degradada, é possível que se torne uma região de campos, com árvores muito baixas, como se fosse o cerrado, alterando completamente a paisagem e o equilíbrio ecológico.

9. Enorme!

O pirarucu, o maior peixe de água doce do mundo, vive na bacia Amazônia, principalmente nas áreas de várzea, onde as águas são mais calmas. Ele atinge até 2,5 metros de comprimento e pesa 250 quilos. Conhecido também como bacalhau da Amazônia, o pirarucu foi batizado a partir de dois termos tupi: pirá quer dizer peixe e urucum significa vermelho, devido à cor de sua cauda.

10. Maior mamífero

O peixe-boi é o maior animal que vive na Amazônia. Esse mamífero aquático habita as águas das bacias dos rios Amazonas e Orinoco. Ele pesa por volta de 250 quilos e pode medir até 2,8 metros. Sua pele, de cor cinza escura, é grossa e resistente, e possui uma grande mancha branca na região do peito.


Cnsultoria: Estefano Gobb (professor de Geografia da PUC-Campinas) e Marco Lentini (coordenador do programa Amazônia da WWF-Brasil)


+Saiba mais sobre sustentabilidade por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Sustentabilidade: O que é - O que não é, de Leonardo Boff (2016) - https://amzn.to/2YGxIQY

Sustentabilidade empresarial e mercado verde: A transformação do mundo em que vivemos, de Ricardo Ribeiro Alves (2019) - https://amzn.to/3ccD5vk

Gestão Ambiental - Responsabilidade Social e Sustentabilidade, de Reinaldo Dias (2017) - https://amzn.to/3bcO6LP

Educação ambiental e sustentabilidade, de Arlindo Philippi Jr (2013) - https://amzn.to/2WypvvF

Meio Ambiente e Sustentabilidade, de André Henrique Rosa, Leonardo Fernandes Fraceto e Viviane Moschini-Carlos (2012) - https://amzn.to/2W8IPR6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM

Último acesso: 30 Nov 2021 - 11:45:00 (1089388).