Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Países

Vizinhos do Brasil: Conheça a história do Peru

Saiba mais sobre uma das principais regiões do antigo Império Inca

Letícia Yazbek Publicado em 10/09/2021, às 11h00 - Atualizado às 11h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Machu Picchu, no Peru - Pixabay
Machu Picchu, no Peru - Pixabay

O território atual do Peru foi habitado pela civilização inca desde os anos 1400. Em 1531, o conquistador espanhol Francisco Pizarro desembarcou no Peru com 183 homens. Eles conseguiram transformar o então Império Inca uma posse espanhola. Três anos depois, foi fundada a Cidade dos Reis, atual Lima. E foi apenas em 1821 que argentino José de San Martin declarou a independência do país.

Diferentes influências

O povo peruano é resultado da miscigenação entre espanhóis e indígenas de diversas origens: mais ou menos 38% são formados pelos povos indígenas quechua e aymará. Também há descendentes de espanhóis, italianos e franceses. A cultura do país é muito influenciada pela tradição indígena. O artesanato peruano é um dos mais ricos e valorizados mundo afora. Também há grande diversidade na música e dança, que combinam a cultura indígena com a influência espanhola.

Cheio de idiomas

Falado por cerca de 70% da população, o espanhol é o idioma oficial. A segunda língua mais falada é o quechua, de origem indígena, usado nas regiões andinas. Já o aymará é visto Sul dos Andes. Há ainda diversas línguas nativas, como o shipibo, o ashaninka e o aguaruna, faladas por comunidades da Amazônia.

Sabor original

Com muitas espécies de peixe, a culinária usada os pescados desde os tempos dos índios pré-colombianos. Mas culturas italiana, japonesa e chinesa também influenciaram nos pratos. Há muita mistura aromas, cores e originalidade. Além dos peixes, pimenta, batata, arroz e milho são ingredientes presentes na maioria dos pratos. O ceviche é um dos favoritos, feito de peixes, cebola, sal, alho, pimenta e limão. Outra receita combina carne de caranguejo com sal e limão.

Temperatura variada

As diferenças de altitude e as regiões do país fazem o clima mudar. Ao longo da costa, é subtropical árido, com poucas chuvas. O verão é quente, com temperaturas de até 30 graus Celsius, e o inverno é fresco (de 10 a 18 graus Celsius). Na região da cadeia dos Andes, o verão é quente e chuvoso, e o inverno é seco. Já na área da Amazônia, o clima é quente (até 35 graus Celsius) e úmido, com chuvas durante todo o ano.

Prédios coloniais

A Praça Maior de Lima é o principal espaço da capital: fica no centro histórico e abriga edifícios de arquitetura colonial, como o Palácio do Governo, a Catedral de Lima, a Igreja de São Francisco de Assis e o Palácio Municipal de Lima. A praça é cercada por lojas, cafés e restaurantes — por isso, os turistas marcam presença. Também vale conhecer o Museu Larco (com itens do período pré-colombiano), o Museu Nacional de Arqueologia e o Museu de Arte de Lima.

Cidade perdida

Machu Picchu é um dos principais pontos turísticos do Peru e um dos destinos mais procurados do mundo. Conhecida como a cidade perdida dos Incas, fica no topo de uma montanha a 2.400 metros de altitude. Acredita-se que o local tenha sido erguido no século 15 e abandonado após a chegada dos conquistadores espanhóis. Quem visita a antiga cidade pode ver as ruínas bem conservadas, fazer trilhas e até subir montanhas!