Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Países

Vizinhos do Brasil: Saiba mais sobre o Paraguai

O Paraguai fica no centro da América do Sul e não tem saída para o mar. Conheça a cultura e as atrações desse país!

Letícia Yazbek Publicado em 05/02/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

O território do Paraguai era habitado por índios guaranis, gaycurus e payaguás quando, em 1515, o exploradorJuan Díaz de Solís descobriu a região. Em 1537, outros espanhóis exploraram as terras em busca de ouro. Eles criaram o forte Nossa Senhora da Assunção, que depois se tornou a cidade de Assunção. O Paraguai proclamou a independência do país em 1811 — ela só foi reconhecida pelo congresso dois anos mais tarde.

A população do Paraguai é composta por descendentes de índios guaranis e espanhóis. A tradição guarani é um importante elemento da cultura do país até hoje. Também há influências das culturas argentina, alemã e italiana. O artesanato paraguaio é um dos pontos fortes do comércio e uma importante característica do país. O teatro, a literatura e o esporte também fazem parte da cultura.

Duas línguas

O Paraguai tem dois idiomas oficiais: o guarani e o espanhol. A maioria da população conhece os dois idiomas. O guarani, falado por cerca de quatro milhões de pessoas, é utilizado no cotidiano. Já o espanhol é mais usado na administração e no comércio — o dialeto falado no país é o espanhol rio-platense.

Pratos indígenas

A culinária paraguaia tem forte influência indígena. Carnes de vaca, de galinha e de animais silvestres, além de alimentos naturais como o milho, a mandioca e a batata, são os principais ingredientes. A sopa paraguaia é um dos pratos mais conhecidos. Apesar do nome, ela é uma torta salgada feita de farinha de milho, queijo e cebola. Também são comuns o virado de feijão, o arroz carreteiro e a farofa de banana. Como sobremesa, a favorita é a quivevé, uma polenta feita de farinha de milho, açúcar, leite e queijo.

Prédios e casas no Paraguai

Clima subtropical

O verão costuma ser quente e chuvoso — nessa estação, as temperaturas ficam entre 25 e 40 graus Celsius. De outubro a abril podem ocorrer chuvas fortes. O inverno, de junho a agosto, costuma ter temperatura média de 20 graus Celsius. As madrugadas podem ser muito frias, com até zero grau Celsius. Entre maio e setembro, o clima é agradável, com temperaturas amenas.

Na capital

Assunção oferece aos visitantes diversas atividades, de compras a passeios por monumentos históricos. A Calle Palma é a rua principal do centro da cidade. Lá, dá para comprar artesanato local e souvenires. O Palacio de López, sede do governo paraguaio, a Catedral Metropolitana e o Pantheón de los Heroes são construções importantes da cidade. Também vale a pena conhecer o Museu Nacional de Belas Artes, que conta com mais de 650 obras de arte, e o Museu del Cabildo, que conta a história do país.

Ruínas coloniais

As cidades de Trinidad e Jesús de Tavarangue, no sul do Paraguai, abrigam incríveis ruínas da época da colonização. As ruínas guardam imensas construções de pedra, reconhecidas como patrimônio universal da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Parada obrigatória para quem gosta de história!