Recreio
Mapa-Múndi / Continentes

Entenda qual é a diferença entre o Polo Norte e o Polo Sul

Os dois são lugares extremamente frios, e ficam em lados opostos do nosso planeta. Saiba todas as diferenças!

Lucas Vasconcellos Publicado em 25/12/2021, às 08h00

Visitantes no Ártico - Pixabay
Visitantes no Ártico - Pixabay

Além de ficarem em lados opostos do planeta Terra, o Polo Norte e o Polo Sul têm muitas diferenças entre si, que vão desde o clima e passam pela flora e fauna de cada região. Entenda!

Polo Norte

Onde fica: no extremo norte do planeta, também conhecido como Ártico. Não é considerado um continente, pois é composto apenas por gelo (água congelada, como a neve, mas que nem sempre se acumula em determina área) e calotas polares (gelo que se acumula em uma área por várias décadas). Partes de alguns países estão dentro do Círculo Polar Ártico: Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Groenlândia, Noruega, Rússia e Suécia.

Clima: é mais quente do que o Polo Sul, pois está cercado por oceanos, que funcionam como um reservatório de calor. Dependendo da área, no inverno, a temperatura varia entre 43 graus Celsius negativos e 26 graus Celsius negativos. No verão, oscila entre zero grau Celsius e 10 graus Celsius.

Estações: no extremo norte do Ártico não é possível notar as quatro estações. Já nas áreas que ficam mais ao sul, onde se encontram os países que tem regiões dentro do Ártico, o ano possui as quatro estações.

Habitantes humanos: não há pessoas vivendo no extremo norte. Os esquimós (povos indígenas da região) habitam regiões do Círculo Polar Ártico, como o norte do Alasca (Estados Unidos) e do Canadá.

Vegetação: só é possível ver plantas ao sul do Ártico, nos países que compõem a região. Lá está a taiga - floresta de árvores de grande porte com troncos retos e copas em formato de cone.

Animais: urso-polar, lebre ártica, raposa-do-ártico, leão-marinho, narval, peixes de água salgada fria (principalmente bacalhau e salmão), rena e boi-almiscarado vivem no Polo Norte.

Curiosidades: o gelo que compõe o Ártico é considerado perpétuo, ou seja, não derrete em grande parte do ano!

Polo Sul

Onde fica: abrange o continente conhecido como Antártida, no extremo sul do planeta.

Clima: é a área mais fria e seca da Terra, ou seja, um grande deserto de gelo. Nas áreas mais próximas ao oceano, a temperatura tem média anual de 10 graus Celsius negativos (pode chegar a 40 graus Celsius negativos no inverno). No interior, a média é de 30 graus Celsius negativos (atinge 80 graus Celsius negativos no inverno).

Estações: é possível notar o verão, que vai de outubro a março, e o inverno, de março a outubro.

Habitantes humanos: nenhum tipo de população teve origem lá. Há apenas bases cientificas de diversos países, onde pesquisadores desenvolvem projetos.

Vegetação: o solo tem pouca espessura – por causa do vento muito forte, por exemplo. Assim, a variedade de plantas é limitada. Há, principalmente, musgos, líquens e algas.

Animais: diversas espécies habitam a Antártida, como pinguins, baleias, focas, algumas espécies de ave, crustáceos e moluscos.

Curiosidades: a temperatura mais baixa já registrada na Terra aconteceu na Antártida - os termômetros chegaram a 89 graus Celsius negativos!


Consultoria: Thaize Baroni (meteorologista da Somar Meteorologia).