Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Brasil

Pequena e desenvolvida: Conheça a região Sul

A região Sul, conhecida pelas temperaturas baixas, tem ótimos índices que mostram a boa qualidade de vida

Redação Publicado em 10/07/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jardim Botânico de Curitiba - Pixabay
Jardim Botânico de Curitiba - Pixabay

Os 564 mil quilômetros quadrados de área da região Sul representam 6,6% do território brasileiro — isso é menos do que a área do estado de Minas Gerais! Formada por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, essa parte do Brasil tem os melhores indicadores sociais do nosso país, segundo o IBGE — isso inclui dados sobre a saúde, renda per capita (renda por membro da família), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo.

Atividades variadas

Na economia, o destaque fica com as indústrias (automobilística, têxtil, alimentícia, de produtos eletrônicos e tecnológicos) e com o setor de serviços, como o turismo — principalmente no litoral, em cidades de serra (como Gramado, no Rio Grande do Sul) e no Parque Nacional do Iguaçu (Paraná). Além disso, a policultura (produzir vários produtos em uma propriedade) é uma prática comum na região: feijão, mandioca, batata, arroz, soja e trigo são alguns dos itens mais cultivados.

Características vindas de fora

No Sul, vivem 27,3 milhões de pessoas, representando 14,4% da população brasileira. O processo de ocupação da região se intensificou somente a partir do século 19, com a imigração de europeus, principalmente italianos, alemães e poloneses. Com isso, a arquitetura e a cultura desses povos passaram a formar também as características do Sul do Brasil.

Que frio!

  • Vegetação: a Mata das Araucárias se estende pelos três estados e é caracterizada pela presença da árvore pinheiro-do- Paraná ou araucária. No litoral, a vegetação se divide entre mangues e restingas (áreas com terreno arenoso).
  • Clima: a área fica em uma zona temperada. Assim, os três estados que formam o Sul têm clima subtropical, com temperaturas, em geral, mais baixas.
  • Hidrografia (conjunto de mares, rios e lagos): as duas principais bacias hidrográficas são a do Paraná e a do Uruguai. No rio Paraná fica a Usina de Itaipú, uma das maiores hidrelétricas do mundo.

População em cada estado

Paraná: 11,2 milhões

Santa Catarina: 6,9 milhões

Rio Grande do Sul: 11,2 milhões