Recreio
Mapa-Múndi / Países

Conheça nomes mais utilizados ao redor do mundo

Descubra os nomes mais utilizados pela população de diferentes países

Letícia Yazbek Publicado em 03/06/2020, às 11h00 - Atualizado às 19h03

Imagem ilustrativa de bandeiras de diversas nacionalidades - Pixabay
Imagem ilustrativa de bandeiras de diversas nacionalidades - Pixabay

Brasil

Os nomes masculinos mais comuns por aqui são José, que significa aquele que acrescenta, e João, que quer dizer algo como agraciado por Deus. Já entre os nomes femininos mais populares estão Maria, que pode significar formosa ou soberana, e Ana, que quer dizer cheia de graça.

Os brasileiros têm mais de 130 mil nomes diferentes. No total, são 11,7 milhões de Marias e 5,7 milhões de Josés!

Estados Unidos

Mary, que é o equivalente a Maria em inglês, é o nome feminino mais usado pelos norte-americanos. Em segundo lugar vem Patricia, que significa nobre ou da mesma pátria. Entre os masculinos, o mais popular é James, que é uma variante de Jacó e quer dizer aquele que vem do calcanhar — de acordo com a Bíblia, Jacó nasceu segurando o calcanhar do irmão gêmeo.

México

Alejandro e Alejandra são nomes muito comuns no México — eles querem dizer algo como defensor da humanidade. Os nomes compostos também são muito populares. Miguel Ángel, referência ao anjo Miguel, é um dos favoritos para os homens. Para as mulheres, há Maria José e Maria Fernanda — Fernanda quer dizer paz e ousadia.

França

Entre os franceses, os nomes masculinos mais populares são Lucas, que quer dizer o iluminado, e Nathan, que é o mesmo que dádiva ou presente. Para as meninas, são muito usados os nomes Léa (campo esverdeado) e Emma (aquela que é universal).

Itália

Maria também é um nome bastante utilizado na Itália. Martina (pequena guerreira) e Sofia (a sábia) são outros nomes femininos preferidos dos italianos. Para os homens, os escolhidos são Giuseppe, uma variação de José, e Francesco, que significa francês ou homem livre.

Turquia

A variante árabe de José, Yusuf ou Youssef, é muito utilizada na Turquia. Mustafá (o escolhido) é o segundo nome mais usado por lá. Entre as mulheres, os mais comuns são Zeynep (filha do profeta) e Elif (fina e delgada).

China

Xing é nome mais utilizado na China – ele pode ser usado por homens e mulheres. As mulheres também costumam se chamar Jia-Li, que quer dizer algo como boa e bela, e Da-Xia, que significa heroína. Entre os nomes masculinos estão Li (forte) e Yong (corajoso).

Índia

Na Índia, alguns dos nomes femininos mais usados são Pari, que significa beleza ou fada, e Saanvi, que homenageia uma deusa da religião hindu. Entre os homens, os mais populares são Nikhil, que quer dizer algo como completo, e Aarav, que significa pacífico.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e United Nations Statistics Division.