Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Oceanos

Oceano Antártico: Ao sul do planeta Terra

Ele cerca o continente antártico e se forma com as águas mais ao sul dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico

Maria Carolina Cristianini Publicado em 04/03/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

Também chamado de Oceano Austral, o Oceano Antártico cerca o continente antártico, e se forma com as águas mais ao sul dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Alguns pesquisadores defendem que ele não é mais um oceano, masuma parte dos outros três.

Esse oceano é o único que circunda completamente o planeta Terra. Ele tem uma superfície de 20.327.000 quilômetros quadrados - esse tamanho foi calculado com base nos limites constituídos pelo Tratado da Antártida, que estabelece a Antártida como território internacional.

No Oceano Antártico há áreas congeladas, em camadas que chegam a 1,2 metro de gelo. A parte congelada é superficial - o gelo funciona como um tipo de cobertor, impedindo que a água mais ao fundo congele também. As médias de temperatura mais altas na superfície variam entre 1 grau Celsius negativo e 6 graus Celsius. Já as médias mais baixas são de 2 graus Celsius negativos.

Os ventos e as correntes marítimas do Oceano Antártico criam fluxos de água na vertical que levam para superfície um monte de fitoplâncton - conjunto de vegetais microscópicos - e zooplâncton - animais minúsculos, como larvas e peixes. É disso que os krills, pequenos crustáceos, se alimentam – depois, o krill vira comida para a maioria dos animais da Antártida, como cetáceos, pinguins, focas, leões-marinhos e morsas.

A Fossa Sandwich do Sul é o ponto mais profundo do Oceano Antártico: fica a 7235 metros. Ela fica perto das Ilhas Sandwich do Sul, entre a América do Sul e a Antártida. A profundidade média das águas desse oceano é de 4500 metros.