Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Brasil

A maior de todas: Saiba mais sobre a região Norte

Conheça melhor a região Norte, que concentra a área mais extensa do nosso país

Redação Publicado em 04/07/2022, às 12h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fachada do Teatro Amazonas - Pixabay
Fachada do Teatro Amazonas - Pixabay

Formada por Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, a região Norte cobre 45% do território brasileiro — a área total é de 3,8 milhões de quilômetros quadrados (se fosse um país, esse seria o sétimo maior do mundo em área). A localização abrange fronteiras com seis países sul-americanos: Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, além do território da Guiana Francesa.

Pouca gente

Apesar do tamanho, essa é a região com menos habitantes — soma quase 18 milhões de pessoas (8% da população brasileira). Grande parte dos habitantes está nos centros urbanos e descende de índios, portugueses ou migrantes de outras regiões brasileiras. Muitas pessoas moram nas margens dos rios — é a população ribeirinha. Quem vive nessas áreas depende de embarcações para se deslocar.

Natureza e turismo

A economia da região é baseada no extrativismo (extração de produtos da natureza, como látex, açaí, madeira e castanha), na agricultura (soja, guaraná, arroz, mandioca, cacau, maracujá e cupuaçu), na mineração (destaque para a Serra dos Carajás, no Pará, de onde se retira muito minério de ferro) e no turismo (graças à fauna e flora da Amazônia). Além disso, Manaus, capital do Amazonas, abriga a Zona Franca — concentração de indústrias de eletroeletrônicos.

Comida, dança e livros

A cultura da região Norte é recheada de danças típicas, como as cirandas e os carimbós, e eventos culturais, como o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas. A culinária tem forte influência indígena e a cultura ainda conta com diversos teatros, como o Teatro Amazonas (Manaus) e o Teatro da Paz (Belém). Alguns de nossos autores famosos são de lá, como José Veríssimo (1857–1916), que nasceu no Pará e é conhecido pelas obras História da Literatura Brasileira (1916) e Cenas da Vida Amazônica (1899).

Muito verde e água

  • Vegetação: composta principalmente pela Floresta Amazônica, que cobre a maior parte dos estados que integram a região Norte.
  • Clima: é o equatorial úmido, com altas temperaturas e muita chuva durante o ano todo.
  • Hidrografia (conjunto de mares, rios e lagos): é formada pela bacia amazônica, a maior do mundo, com direito ao rio Amazonas (nasce no Peru, percorre a região Norte e vai desaguar no Oceano Atlântico).