Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Brasil

De norte a sul: As diferentes culturas do Brasil

O Brasil é tão grande que, em cada estado, é possível encontrar culturas bem diferentes umas das outras. Faça essa viagem com a gente!

Bruna Cardoso Publicado em 10/09/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pessoas com a bandeira do Brasil - Pixabay
Pessoas com a bandeira do Brasil - Pixabay

Acre

As comidas típicas usam pato e o peixe pirarucu (herança dos índios). No artesanato, os materiais usados costumam vir da Floresta Amazônica.

Amazonas

A cultura tem raízes indígenas e nordestinas. O peixe marca a culinária e o festival de Parintins é a maior festa folclórica!

Bahia

Berço de vários músicos famosos, como Gilberto Gil, tem samba de roda e axé. Os trios elétricos nasceram por lá em 1951.

Ceará

É destaque no artesanato feito à mão, como a produção de rede. Os gêneros musicais mais fortes são forró e baião.

Distrito Federal

Foi onde surgiram muitas bandas, como Legião Urbana e Capital Inicial. Por isso, é considerado a capital nacional do rock.

Espírito Santo

As Festa do Atuam e do Dourado reúnem cerca de 50 mil pessoas por ano para experimentar pratos com frutos-do-mar.

Goiás

É comum que pessoas se reúnam para fazer pamonha. O estado também é famoso pelos festivais que apoiam artes, como a catira (dança com batidas de mãos e pés).

Maranhão

Tem folclore forte, como o Bumba-Meu-Boi: história de Pai Francisco e da grávida Catirina (ela quer comer a língua do boi preferido do marido).

Mato Grosso

É famoso pelas danças e música (com influências africana, portuguesa, espanhola e indígena), como o siriri e o rasqueado.

Mato Grosso do Sul

Quase toda a culinária é influenciada pela cultura paraguaia: os principais pratos são a chipa (tipo de pão de queijo com mais queijo) e o tereré (bebida feita com erva-mate em água fria).

Minas Gerais

As superstições são levadas a sério, como a crença de que deixar roupas pelo avesso causa atrasos na vida. A culinária, influenciada pelos portugueses, tropeiros e escravos, inclui o feijão-tropeiro e paçoca de carne seca.

Pará

Os ingredientes da culinária são nativos da Amazônia, como aves e diversas plantas. O estado também é destaque quando se fala em dança de rua, como o carimbó.

Paraíba

A cultura é reconhecida pelo artesanato, que produz peças com barro, cerâmica e rendas, e danças típicas, como o reisado e o xaxado.

Paraná

Os paranaenses herdaram costumes indígenas (como o hábito de preparar quase tudo com ervas e mandioca) e dos escravos, como o fandango (dança com versos cantados ao som de violas e rabecas).

Pernambuco

É o local de nascimento de músicos e poetas, como Manuel Bandeira. O frevo simboliza o estado.

Piauí

É conhecido pela culinária que leva temperos como coentro, pimenta-de-cheiro e corante natural de urucum.

Rio de Janeiro

Estado onde foram realizadas as primeiras sessões de cinema no Brasil (no final do século 19). Também é famoso pelas praias! A culinária é famosa pelo sururu de capote (prato com mexilhões cozidos). Na cultura, o folclore inspira festas como a Quadrilha e o Pastoril.

Amapá

É conhecido pela tradição do marabaixo: dança herdada dos negros, com coreografia que imita os escravos. O Boi-Bumbá é uma das principais manifestações culturais.

Rio Grande do Norte

A cultura se baseia no artesanato com areia colorida e cerâmica. As danças, como os autos populares (espécie de ópera com dramatização), marcam presença.

Rio Grande do Sul

Influenciados pelos alemães, os gaúchos gostam de churrasco e chimarrão. A Festa da Uva celebra a colheita.

Rondônia

A culinária é famosa pelos peixes amazônicos. E o artesanato tem influência indígena.

Roraima

A música é uma mistura de ritmos amazônicos, nordestinos e indígenas. Há quadrilhas de São João!

Santa Catarina

A pesca artesanal e a renda de bilro, no artesanato, são marcas registradas.

São Paulo

Polo cultural do país, foi influenciado por imigrantes como portugueses, italianos e japoneses. Abriga eventos, como a Bienal do Livro.

Sergipe

As festas populares fazem parte da cultura, como o Pré-Caju, maior evento pré-carnavalesco do país.

Tocantins

É conhecido pelos centros culturais e construções históricas. Ainda há a comunidade Mumbuca, de descendentes de escravos, tradicional no artesanato.