6 museus bem diferentões que existem ao redor do mundo

Artes ruins, privadas, torneiras, molhos de mostarda... Saiba mais sobre algumas exposições bem inusitadas

Renato Lamanna Publicado sexta 11 junho, 2021

Artes ruins, privadas, torneiras, molhos de mostarda... Saiba mais sobre algumas exposições bem inusitadas
Exposição do Sulabh International Museum of Toilets - Divulgação/Sulabh International Museum of Toilets

Você já deve conhecer os museus mais visitados e conhecidos do mundo. Mas sabia que existem exibições bem diferentes? Confira algumas delas.

1. Direto do banheiro

O Sulabh International Museum of Toilets, em Nova Delhi, na Índia, segue o que disse o pacifista e líder da independência indiana Mahatma Gandhi: “saneamento é mais importante que a independência”. Por isso, o local expõe privadas e latrinas de até 2500 anos atrás! Segundo o dono do museu, Bindeshwar Pathak, o objetivo é mostrar a história e importância da higiene e do saneamento básico.

2. Destaque ao contrário

Você já viu alguma obra de arte e achou que ela não era tão boa assim? Pois o Museu da Arte Ruim, em Boston, nos Estados Unidos, tem um lema: arte tão ruim que não pode ser ignorada! Nesse clima, o local reúne 600 peças de arte consideradas horríveis. Aberto em 1994, o museu conta com contribuições do mundo inteiro.

3. Milhares de molhos

Curte comer sanduíches com mostarda? Então, saiba que em Middleton, nos Estados Unidos, fica o Museu Nacional da Mostarda. Estão por lá mais de 5.500 frascos de mostarda de todos os estados norte-americanos e de mais de 70 países! Além dos molhos, o museu conta com um espaço para que os visitantes experimentem mais de 100 tipos de mostarda.

4. Mergulho entre estátuas

Imagine ir a um museu em que as obras de arte ficam dentro da água. É o que acontece no Museu Subaquático de Arte, em Cancún, no México. As 450 esculturas do lugar estão cobertas por vida marinha, como esponjas do mar, corais, anêmonas e peixes, que fizeram das obras a própria casa!

5. De gota em gota

Quantas torneiras existem na sua casa? Elas têm muito história para contar! Ao menos no que acredita o Museu da Torneira, em Novara, na Itália: ele mostra a evolução do objeto através dos anos e fala sobre alguns truques hidráulicos (métodos para distribuir água) descobertos na Itália.

6. Muitas baratas

Michael Bohdan era apresentador de um programa infantil conhecido como Bug Man (homem inseto, em inglês). Na década de 1980, ele foi contratado por uma empresa de dedetização e acabou virando garoto propaganda da marca. Oito anos mais tarde, teve uma grande ideia: aproveitar as baratas mortas do trabalho para montar o Museu das Baratas, no Texas, Estados Unidos. E com um detalhe incrível: os insetos ficavam nas mais variadas posições e reproduziam cenas famosas. É uma pena que o lugar tenha sido fechado.

Último acesso: 05 Aug 2021 - 17:31:19 (1100074).