Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Países

Como o aniversário é comemorado em outros países?

Em cada canto do planeta o aniversário é comemorado de um jeito, indo desde grandes festas a rituais religiosos. Descubra mais!

Letícia Yazbek Publicado em 04/06/2021, às 09h00 - Atualizado às 11h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma criança em sua festa de aniversário - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma criança em sua festa de aniversário - Pixabay

De acordo com a idade

Na Alemanha, as pessoas só comemoram o aniversário a partir dos três anos de idade. Antes disso, nada de festa — no máximo uma pequena reunião com os parentes mais próximos. Quando a criança vai para o jardim de infância, passa a celebrar o aniversário com os colegas da escola. Mas o número de convidados depende da idade do aniversariante. Quem está fazendo oito anos, por exemplo, só pode convidar oito amigos. Diferente das festas brasileiras, as alemãs não contam com muitos doces: o cardápio é formado por sucos, bolos e sanduíches.

Reunião íntima

Os finlandeses não costumam fazer muita festa no dia do aniversário. Por lá, é raro o aniversariante oferecer um almoço ou jantar cheio de comida aos amigos. Em vez disso, as pessoas se reúnem para um rápido café da tarde, em que são servidos sorvetes, bolos, pães e biscoitos. Só são convidados os parentes e amigos mais próximos do aniversariante.

Dia sagrado

Para os indianos, o dia do aniversário é mais importante do que o ano novo. Ele é comemorado com um grande ritual, conhecido como Fogo Sagrado. São feitas oferendas aos deuses, como frutas, ervas e flores. Um mestre religioso conduz a cerimônia e canta um mantra, um tipo de poema. Os indianos acreditam que, dessa forma, o aniversariante estará purificado, longe das energias negativas e pronto para iniciar uma nova etapa da vida.

Hora da brincadeira

Os aniversários mexicanos são cheios de comidas, convidados e brincadeiras. A piñata é a atração que não pode faltar. Um embrulho de papel (a piñata) fica preso por uma corda, no teto ou no galho de uma árvore. Com os olhos vendados, o aniversariante deve encontrar e abrir o embrulho. Aí, ele distribui os doces que estavam lá dentro entre os convidados. Durante a brincadeira, os amigos cantam e dançam músicas tradicionais. 

De olho no futuro

Para os chineses, a criança já nasce com um ano de idade. É que eles começam a contar quando o bebê ainda está na barriga da mãe. Quando a criança completa dois anos, acontece uma festa importante. O aniversariante é colocado no meio de um círculo formado por diversos objetos, como moedas, livros e bonecas. Os chineses acreditam que o objeto escolhido pela criança mostra como será o futuro dela: se pegar uma moeda, terá muito dinheiro, se optar por um livro, se dedicará aos estudos, se pegar uma boneca, terá muitos filhos.

Sem abraços!

Na Holanda, os convidados cumprimentam não só o aniversariante, mas todos os parentes. Assim, o pai é cumprimentado por mais um ano do filho, por exemplo. Mas os holandeses não gostam de dar abraços e beijos — mesmo em uma data especial, cumprimentam apenas com apertos de mãos. As comemorações não costumam ter música ou dança. Lá, os convidados sentam em uma roda e conversam. O presente também é diferente: ele é dado em dinheiro, dentro de um envelope.

Aniversário coletivo

A maioria dos vietnamitas não sabe o dia em que nasceram. Eles se referem ao ano do nascimento de acordo com o símbolo lunar que representa aquele ano. É que, no Vietnã, os aniversários são comemorados coletivamente durante a passagem do ano novo, que acontece entre 21 de janeiro e 9 de fevereiro, dependendo do calendário lunar. Assim, os vietnamitas agradecem pelo ano que passou e pedem prosperidade para o próximo.

Superespecial

Na Itália, os aniversários são comemorados com grandes festas. Mas uma delas é especial! Acontece quando o dia do aniversário coincide com a idade do aniversariante. Para quem nasceu no dia 11, por exemplo, o aniversário de 11 anos é o aniversário d’oro, ou de ouro — é o mais importante de todos. Esse dia especial é comemorado com uma festa enorme, com vários convidados e muita diversão!