Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Natureza

Conheça as 7 cachoeiras mais impressionantes do mundo

Descubra algumas das queda d'água mais incríveis de todo o planeta

Letícia Yazbek Publicado em 21/08/2020, às 11h00 - Atualizado às 15h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cataratas do Iguaçu, localizada em Foz do Iguaçu, no Paraná - Pixabay
Cataratas do Iguaçu, localizada em Foz do Iguaçu, no Paraná - Pixabay

Faça uma viagem ao redor do mundo e conheça cachoeiras incríveis que valem a visita!

1. Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu são consideradas uma das paisagens mais belas do mundo, visitada por mais de um milhão de turistas todos os anos. São 275 quedas d’água no Rio Iguaçu, entre o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, e o Parque Nacional Iguazú, em Misiones, na Argentina. Em 2011, as Cataratas do Iguaçu entraram para a lista das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

2. Angel Falls

A cachoeira mais alta do mundo são as Angel Falls, localizadas na Venezuela: são 979 metros de altura (807 metros de queda sem interrupção). Elas ficam em um local isolado, no meio da selva. Por isso, só é possível chegar de avião partindo das cidades de Puerto Ordaz ou Ciudad Bolívar. Depois, ainda é preciso pegar uma balsa na entrada do rio que leva até a cachoeira. As Angel Falls fazem parte do Parque Nacional de Canaima, o sexto maior parque do mundo.

3. Cataratas de Kaieteur

Localizada no rio Potaro, em Kaieteur National Park, na região central da Guiana, as Cataratas de Kaieteur têm cerca de 250 metros de altura. São uma das cataratas que mais produzem volume de água no mundo, com 663 metros cúbicos por segundo. O nome Kaieteur foi dado em homenagem a um líder da tribo Patamona, que vivia acima do rio Potaro.

cachoeira

4. Yosemite Falls

O Parque Nacional Yosemite, na Califórnia (Estados Unidos), conta com campos abertos, sequoias gigantes e enormes paredes rochosas. Mas a principal atração são as Yosemite Falls, cachoeira mais alta da América do Norte, com um total de 739 metros de altura. Ela é formada por várias quedas – as superiores têm 440 metros de altura, as médias atingem 206 metros e as mais baixas ficam a 98 metros do solo.

cachoeira

5. Ban Gioc – Detian Falls

As Ban Gioc – Detian Falls, localizadas no rio Quây Son, na fronteira entre China e Vietnã, são consideradas uma das cachoeiras mais bonitas do mundo. Apesar da pouca altura (apenas 30 metros), a série de quedas d’água em meio à vegetação forma uma paisagem incrível, que impressiona os visitantes.

6. Niagara Falls

Uma das cachoeiras mais conhecidas do mundo, as Niagara Falls separam as cidades de Ontário (Canadá) e Nova York (Estados Unidos). É a cachoeira com maior volume de água do mundo – são 2,4 mil metros cúbicos de água caindo a cada segundo. Ela se divide em três quedas, que têm alturas entre 57 e 23 metros. É também a mais visitada do mundo: são 22 milhões de turistas por ano!

cachoeira

7. Victoria Falls

No sul do continente africano, entre Zâmbia e Zimbábue, ficam as Victoria Falls, consideradas a cachoeira mais larga do mundo, com 1,5 quilômetro de largura e altura de 128 metros. É a maior queda d’água da África e uma das principais atrações turísticas do continente. O nome Victoria foi dado em 1855, em homenagem à rainha do Reino Unido na época.