Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Países

Conheça as 10 pontes mais impressionantes do mundo

Algumas das pontes espalhadas pelo planeta fazem muito mais do que ligar um lugar ao outro: elas dão um show de cores e formatos diferentes. Confira!

Bruna Cardoso Publicado em 18/06/2021, às 09h30 - Atualizado às 10h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ponte Nanpu, em Xangai na China - Wikimedia Commons
Ponte Nanpu, em Xangai na China - Wikimedia Commons

1. Ponte Nanpu - Xangai (China)

A ponte Nanpu, em Xangai, tem formato circular e 8.346 metros de comprimento. Construída em 1991, é feita de aço e concreto e passa pelo Rio Huangpu. Muitos visitantes pegam um elevador para chegar ao topo dela e curtir uma vista incrível.

2. Pont Helix - Singapura

Lembrando a estrutura do DNA, a ponte Helix, em Singapura, foi construída em 2010. Localizada na Baía Marina, na foz do rio Cingapura, possui 280 metros de comprimento e traz uma curiosidade noturna: as letras C, G, A e T ficam iluminadas em verde e vermelho. Elas representam as iniciais das quatro bases do DNA: citosina, guanina, adenina e timina.

3. Golden Gate - São Francisco (Estados Unidos)

Cartão postal norte-americano, a Golden Gate, concluída em 1937, liga a cidade de São Francisco a Sausalito, sobre o estreito de Golden Gate. Ela é uma ponte pênsil, ou seja, tem cabos e torres de sustentação e conta com 2.737 metros de comprimento.

4. Ponte do Arco-Íris - Tóquio (Japão)

A ponte do Arco-Íris, em Tóquio (Japão), foi construída em 1993. Com 918 metros de comprimento, possui duas passarelas e cruza o cais Shibaura, na Baía de Tóquio, até Odaiba, um centro comercial. Recebe esse nome porque, ao entardecer, tem luzes nos tons verde, branco e vermelho.

5. High Trestle Trail - Iowa (Estados Unidos)

Uma série de molduras, como as de quadros, estão na High Trestle Trail, em Des Moines River Valley, Iowa (Estados Unidos). Feita de aço e de metal, foi aberta em 2011 e também é conhecida como Ponte de Neon, por causa das cores que ganha quando anoitece. São 800 metros de comprimento.

6. Ponte de Wuppertal - Alemanha

Em 2011, uma linha de trem desativada em Wuppertal (Alemanha) recebeu o talento do grafiteiro Martin Heuwold. Ele pintou a ponte, de 250 metros de comprimento, como se ela fosse formada por peças de Lego! Atualmente, o local funciona como pista de caminhada e ciclovia.

7. Tower Bridge - Londres (Inglaterra)

Ponte mais famosa de Londres (Inglaterra), a Tower Bridge foi inaugurada em 1984 por Edward VII, Príncipe de Gales. Ela foi erguida sobre o rio Tâmisa, com 244 metros de comprimento, e atrai turistas de todo o mundo. Existem até visitas guiadas às antigas salas dos motores a vapor, para as pessoas conhecerem os mecanismos originais.

8. Ponte Magdeburgo - Alemanha

A ponte Magdeburgo é na verdade um aqueduto e o maior do mundo. Com 920 metros de comprimento, ele serve para a navegação de navios, lanchas e outros veículos aquáticos. Nas laterais do rio, há calçadas para a travessia de pedestres.

9. Viaduto de Millau - França

Com quase 350 metros de altura, o viaduto de Millau é uma das pontes mais altas do mundo - andar por ela pode ser bastante assustador. Ela é equipada com uma proteção de vidro transparente, que protege os veículos das fortes ventanias da região.

10. Ponte Dragão - Vietnã

Durante o dia, a Ponte Dragão parece apenas uma estrutura de metal. À noite, tudo muda: 15 mil lâmpadas se acendem e um incrível dragão surge – ele até cospe fogo! A ponte foi construída para celebrar o 38º aniversário do fim da Guerra do Vietnã.