Recreio
Mapa-Múndi / Países

Conheça 8 das bandeiras mais incomuns do mundo

Ao redor do planeta, alguns países, províncias e regiões possuem bandeiras bem peculiares. Confira!

Silvia Regina Publicado em 26/12/2020, às 01h00 - Atualizado às 03h28

Imagem ilustrativa de bandeiras de diversas nacionalidades - Pixabay
Imagem ilustrativa de bandeiras de diversas nacionalidades - Pixabay

As bandeiras identificam um local e servem de símbolo para uma nação. Algumas representam um fator histórico do lugar, outras usam cores que remetem às belezas do país. No entanto, há bandeiras tão criativas que parecem não ter nenhum significado!

1. Ilha de Man

Três pernas grudadas umas às outras estão na bandeira da Ilha de Man, localizada entre a Inglaterra e a Irlanda. O desenho é um triskelion – brasão que existe desde o século 13. Cada perna tem uma representação: o Sol, o poder e a vida.

2. Frísia

A bandeira da província holandesa chamada Frísia (ou Friesland) parece ter uma estampa de corações. Na verdade, o desenho é de pompeblêden, ou folha de lírio de água – planta comum por lá. Cada uma representa os países frísios que existiram na Idade Média.

3. Quirguistão

Olhando rápido, o círculo no centro da bandeira do Quirguistão lembra uma bola de tênis. Só que aquilo é um sol com 40 raios, cada um representando tribos e heróis nacionais. A cor vermelha é homenagem a Manas, o Nobre – herói nacional do país.

4. Ilha de Guam

A ilha de Guam, no Oceano Pacífico, pertence aos Estados Unidos e leva, na bandeira, um símbolo de férias. É que o brasão do local retrata paisagens da ilha – a praia de Agana Bay e, ao fundo, o penhasco Punta dos Amantes.

5. Veneto

A região italiana de Veneto tem uma bandeira bem estranha: o leão é o Leone San Marco, o mais antigo símbolo da região, que representa liberdade; ao lado estão os brasões de cada uma das sete cidades de Veneto.

6. Nepal

O mais engraçado nesta bandeira, do Nepal, é o formato, que lembra dois triângulos unidos. São montanhas do país. Já a cor, rosa meio avermelhada, é do rododendro, flor oficial do Nepal.

7. Martinica

Martinica é uma ilha do Caribe que pertence à França. Meio confuso, não é? A bandeira também é estranha: uma cruz a divide em quatro partes, cada uma representando um trimestre do ano. E as cobras são víboras fer-de-lance, nativas da região.

8. Ulster

Você não está diante de um sinal de pare! Essa é a bandeira da província de Ulster (Irlanda). A mão vermelha é um brasão da dinastia O’Neill, família que foi muito influente na região.