Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Países

7 teatros de tirar o fôlego espalhados pelo mundo

Além de receberem apresentações artísticas incríveis, muitos desses locais são uma atração por si só

Bruna Cardoso Publicado em 19/02/2021, às 12h00 - Atualizado às 15h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fachada do Teatro Municipal de São Paulo - Wikimedia Commons
Fachada do Teatro Municipal de São Paulo - Wikimedia Commons

1. Faz parte da história

O Teatro Amazonas, em Manaus (Amazonas), foi inaugurado em 1896 graças às boas consequências do Ciclo da Borracha – momento da história brasileira em que a extração de látex e a comercialização da borracha trouxeram riqueza e transformações culturais para a região amazônica. Atualmente, ele recebe diversos espetáculos, como óperas, musicais, peças, festivais, corais e orquestras, como a Amazonas Filarmônica.

2. Espetáculo paulista

Um dos principais cartões-postais da cidade de São Paulo, o Teatro Municipal foi construído por um desejo elite da época, que queria transformar a cidade num centro cultural. A construção, inaugurada em 1911, recebeu influência da Ópera de Paris (França). Esse teatro serviu de cenário para um dos principais eventos da arte no Brasil: a Semana de Arte Moderna, de 1922, quando reuniu nomes da música, pintura, poesia e literatura para discutir os valores da arte e da cultura no país. Atualmente, é considerada a melhor casa de ópera do Hemisfério Sul!

3. Quase um museu

Com o objetivo de ser o melhor palco do Brasil, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, inspirado pela Ópera de Paris (França), foi inaugurado em 1909. Desde então, divulga a cultura carioca e nacional. O teatro continua recebendo muitos artistas importantes, orquestras, companhias de balé e pode até ser considerado um museu – pois expõe obras dos mais renomados artistas brasileiros da época da construção, como a pintura Pano de Boca, de Eliseu Visconti.

teatro

4. Referência russa

Desenhado para abrigar espetáculos de ópera e balé, o Teatro Bolshoi, em Moscou (Rússia) é considerado patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O teatro teve a primeira sede fundada em 1776, pelo príncipe russo Piotr Uroussov e Michael Maddox (um associado britânico) – o edifício atual foi inaugurado em 1825. Hoje, há mais de mil funcionários e 300 espetáculos por ano (incluindo apresentações do Balé de Bolshoi), que tornam teatro referência na qualidade artística e na produção cultural.

5. A pedido do príncipe

O teatro Ópera de Monte Carlo (Mônaco) foi inaugurado em 1870, por causa do príncipe Carlos III, que desejava aumentar o turismo da cidade. O teatro tem vista para o Mar Mediterrâneo! A sala onde ocorrem os espetáculos foi projetada para 524 lugares e recebeu o nome do arquiteto, Charles Garnier, famoso na época. Ao longo dos anos, o teatro foi o escolhido para ser o palco de estreia de mais de 80 óperas!

6. Erguido três vezes

Principal teatro lírico (drama encenado com música) de Veneza (Itália), o La Fenice surgiu em 1792 e já foi destruído duas vezes! Em 1836, um incêndio o deixou completamente em ruínas. O local foi restaurado, mas, em 1996, outro incêndio arrasou o edifício de propósito – foi causado por um eletricista revoltado com um serviço que não foi pago. Depois de oito anos de obras, o teatro foi reinaugurado em 2003. Atualmente, o Teatro La Fenice recebe peças, musicais e óperas.

7. Tem de tudo!

O Teatro de Sydney ou Ópera de Sydney (Austrália) foi inaugurado em 1973. Ele possui cerca de mil divisões (incluindo cinco estúdios de ensaio, dois auditórios, quatro restaurantes e várias lojas de recordações). O maior auditório, conhecido como Concert Hall, pode receber até 2.690 espectadores! Até uma ópera já foi feita em homenagem ao teatro: A Oitava Maravilha, dos compositores australianos Alan John e Dennis Watkins.


Consultoria: Marcelos Flório (pós-doutor em História pela PUC-SP e professor de História e Geografia da Universidade Anhembi Morumbi).