Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Países

7 lugares do mundo que são completamente isolados

Lugares muito frios, próximos a vulcões e ilhas isoladas. Conheça alguns desses lugares bizarros!

Lucas Vasconcellos Publicado em 11/12/2020, às 09h45 - Atualizado às 17h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Monte Chimborazo, no Equador - Wikimedia Commons
Monte Chimborazo, no Equador - Wikimedia Commons

Nosso planeta abriga muito mais do que as grandes cidades que conhecemos. Muitos lugares são tão isolados que dariam um ótimo cenário para filmes sobre o fim do mundo. E acredite: alguns deles são habitados!

1. Ilha Deception, Antártida

Situada ao noroeste da península Antártica, tem o principal vulcão ativo da bacia do estreito de Bransfield. Por ser o ponto mais alto de uma cratera vulcânica, o formato é quase circular. A maior parte do território é ocupada pelo pinguim-de-barbicha. A ilha abriga uma grande baía, chamada Foster, com estreita abertura de cerca de 150 metros. É apenas por ela que o local se comunica com o mundo.


2. Arquipélago de Kerguelen, Oceano Índico

É composto por um grupo de ilhas, que fazem parte do território das Terras Austrais e Antárticas Francesas. A base científica francesa Port-aux-Français fica em Grande Terre (maior das ilhas) e serve de capital – lá estão os principais serviços do arquipélago, como hospital, biblioteca e uma capela. Sabia que, em 1963, uma estação de lançamento e rastreamento de satélites foi instalada no arquipélago? Ela continua em funcionamento.


3. Montanha Gangkhar Puensum, Butão

É a montanha mais alta do Butão com 7.570 metros de altitude. De todas as montanhas nunca escaladas, é a maior. Aventureiros não ousam explorá-la para evitar problemas com o Butão – o país não permite escaladas além dos 6 mil metros de altitude por uma crença de que, acima disso, moram os espíritos


4. Tristão da Cunha, Atlântico Sul

Arquipélago do território britânico de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha, é considerado um dos lugares habitados mais remotos do mundo. A ilha principal (Tristão da Cunha) é rodeada por penhascos com cerca de 600 metros de altura. Os únicos locais habitados em Tristão da Cunha são o pequeno povoado de Edimburgo dos Sete Mares e a estação meteorológica da Ilha de Gonçalo Álvares (com seis funcionários) - mantidos pelo governo da África do Sul.


5. Ittoqqortoormiit, Groenlândia

Trata-se de uma pequena cidade com população de apenas 537 habitantes. Ittoqqortoormiit é o nome desse lugar no dialeto local e quer dizer Habitantes da Grande Casa. Mas a cidade também é conhecida como Scoresbysund, em homenagem ao explorador William Scoresby, o primeiro a mapear a região em 1822.


6. Monte Chimborazo, Equador

Chimborazo é um estratovulcão (vulcão em forma de cone) com 6.267 metros de altitude. Ele é o pico mais alto dos Andes equatoriais. Até o início do século 19, foi considerada a montanha mais alta da Terra a partir do nível do mar. A última erupção do vulcão foi há cerca de 10 mil anos – por isso, é considerado extinto.


7. Oymyakon, Rússia

Esta cidadezinha no leste da Sibéria tem cerca de 500 habitantes. Ficou conhecida por bater o recorde de temperatura mais baixa numa localidade permanentemente habitada: em 6 de fevereiro de 1933, atingiu 67,7 graus Celsius negativos. A vida por lá é bem difícil e os habitantes se alimentam de carne de cavalo e de rena - comem poucos vegetais, plantados apenas durante o curto verão.