Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Idiomas

Muito além do português e inglês: Conheça 6 idiomas que foram inventados

O mundo é enorme, e existem diversas línguas por aí que foram inventadas e quase ninguém conhece. Descubra algumas!

Christiane Oliveira Publicado em 23/04/2021, às 12h00 - Atualizado às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma menina com um dicionário na mão - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma menina com um dicionário na mão - Pixabay

Alguns idiomas foram criados por pessoas, povos e até para filmes. Inspire-se nos exemplos a seguir e tente fazer o seu próprio alfabeto!

1. FRASE: NGARI SOLALEW POLPXAYA ZÌSÌT
SIGNIFICADO: Quantos anos você tem?

Essa frase é da língua NA’VI, criada em 2009 para o filme Avatar. Quem inventou foi Paul Frommer, professor de linguística da Universidade Carolina do Sul (Estados Unidos). Ele acompanhou as gravações para ajudar com a pronúncia das palavras.

2. FRASE: IAPE PONA
SIGNIFICADO: Boa noite!

O nome dessa língua é TOKI PONA. Ela foi inventada em 2001, por Sonja Elen Kisa, uma canadense formada em linguística. É uma língua minimalista — técnica ligada a um movimento cultural em que tudo é simplificado. Assim, a língua de Sonja tem apenas cerca de 125 palavras.

3. FRASE: TOH, CHOVNATLH DOJ GHAH TLHINGN’E
SIGNIFICADO: O Klingon é um povo impressionante.

A língua KLINGON foi criada por Marc Okrand, professor de linguística dos Estados Unidos, para ser usada pelo povo de mesmo nome no filme Star Trek — Jornada nas Estrelas, de 1984.

4. FRASE: 1 M 4 7074L N008
SIGNIFICADO: Eu sou um novato.

O nome dessa língua é bem estranho: L33TSPEAK. Ela foi inventada por um grupo de hackers em 1980 — nos primórdios da internet. Eles criaram essa língua, pois não queriam que as pessoas achassem seus sites e grupos por uma simples busca. O dialeto mistura números e letras e outras expressões que chegam até ser engraçadas.

5. FRASE: KIO ESTAS VIA NOMO?
SIGNIFICADO: Qual é o seu nome?

O ESPERANTO foi criado em 1887 pelo polonês Lázaro Zamenhof. Ele queria que fosse uma língua de fácil aprendizagem e que se tornasse internacional — a proposta era que as pessoas continuassem usando o idioma de seus países, mas usassem o Esperanto para se comunicarem com o resto do mundo. Ela é uma das línguas inventadas mais conhecidas do mundo e não é específica de algum povo ou região é um dialeto de todos. Hoje, ela é falada por cerca de 2 milhões de pessoas.

6. FRASE: QUEN DISEOIS-NAR?
SIGNIFICADO: O que você aprendeu?

A VENDERGOOD foi inventada por um menino norte-americano de apenas oito anos, chamado William James Sidis, em 1906. Ele falou sobre o idioma no segundo livro que escreveu chamada: Livro de Vendergood. Esse dialeto é baseado, principalmente, no latim e no grego. Essa língua difícil de ser pronunciada já foi usada para mandar mensagens criptografadas!