Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Games / Videogame

Dia do Gamer: Afinal, como surgiu o videogame?

Conheça a história por trás do videogame, a invenção que dominou o mundo do entretenimento

Redação Publicado em 21/05/2023, às 15h00 - Atualizado em 29/08/2023, às 11h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um Atari 2600 - Pixabay
Imagem ilustrativa de um Atari 2600 - Pixabay

Em 1961, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, recebeu em suas instalações o computador mais avançado da época, chamado de PDP-1 (Programmed Data Processor-1), e que tinha o tamanho de uma geladeira. Por se tratar de uma tecnologia muito avançada, todos os pesquisadores do instituto estavam extremamente ansiosos para conferir as capacidades da gigantesca máquina.

Sendo assim, Steve Russel, um estudante do MIT, decidiu testar os limites do PDP-1 e criou o Spacewar, um joguinho que simulava uma batalha espacial entre duas naves. Ele demorou 10 anos para ficar pronto, e nunca chegou a ser vendido. O game só não foi o primeiro da história, pois, alguns anos antes, em 1958, Willy Higinbotham criou um jogo chamado Tennis for Two, que era jogado em um aparelho para medir sinais elétricos, e simulava uma partida de tênis.

tft
Tennis For Two, o pioneiro dos games / Crédito: Wikimedia Commons

Em 1967, o alemão refugiado nos Estados Unidos, Ralf Baer, criou o primeiro game que poderia ser jogado diretamente em um aparelho de televisão. O engenheiro já tinha essa ideia em sua cabeça desde 1951, no entanto, havia sido rejeitado pela empresa no qual trabalhava. No entanto, após muita insistência, Baer e sua equipe conseguiram criar um protótipo de console que era capaz de rodar diferentes tipos de jogos.

No ano de 1970, o também engenheiro Nolan Bushnell, criou com a ajuda de Ted Dabney no quarto de sua filha, a primeira máquina de jogos operada por moedas de 25 centavos — o fliperama. Nela, os jogadores poderiam aproveitar o Spacewar e, por isso, acabou recebendo o nome inicial de Computer Space. Em 1971, os criadores instalaram a primeira unidade na Universidade de Stanford.

pc
A esquerda, Pong (fliperama da Atari), e a direita, Computer Space (fliperama da Nutting Associates) / Crédito: Wikimedia Commons

Porém, a empresa no qual trabalhavam — a Nutting Associates — acabou adquirindo os direitos do Computer Space, e o investimento não deu muito certo. Observando toda essa situação não tão favorável, Bushnell e Dabney decidem sair do trabalho e abrir o seu próprio empreendimento: a Atari. A nova aposta acabou sendo um sucesso, e se tornou a principal fabricante de jogos até meados dos anos 80.


+Conheça alguns jogos disponíveis na Amazon:

Game Rush Disney/Pixar Adventure - Xbox One - https://amzn.to/2SCMch9

Game Microsoft Xbox One - Disneyland Adventures - https://amzn.to/2yABbG7

Lego - Os Incríveis - Xbox One - https://amzn.to/2WxyaP5

Kingdom Hearts lll - Brinde Steelbook - https://amzn.to/2zeKL1u

Disney - Nintendo Switch - https://amzn.to/3cezHjq

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM