Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Curiosidades

Você sabia que o rádio já foi um dos meios de comunicação mais populares do mundo?

Saiba mais sobre o veículo de mídia mais influente antes da TV e das novas tecnologias

Thaís Mariano Publicado em 06/04/2020, às 14h22 - Atualizado às 14h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba qual a origem do rádio - Reprodução/Getty Images
Saiba qual a origem do rádio - Reprodução/Getty Images

Não há dúvidas de que, hoje em dia, a internet é a maneira mais rápida e prática que utilizamos para receber e compartilhar informações sobre qualquer assunto, conversar com os amigos, estudar e, até mesmo, para momentos de lazer. Mas nem sempre foi assim. Na última década, os celulares se popularizaram entre as massas e, antes disso, outros meios de comunicação eram responsáveis por manter as pessoas conectadas - e um desses meios era o rádio.

Pouco se fala sobre o pioneiro das telecomunicações no mundo, o padre gaúcho Roberto Landell de Moura. Responsável por conduzir as primeiras transmissões através de ondas eletromagnéticas sem fio no mundo, em 1890, o primeiro experimento foi feito do alto de Santana até a Avenida Paulista. Porém, por falta de interesse e investimento do governo brasileiro, pesquisadores de outros países se destacaram na área e Landell de Moura nunca recebeu o devido reconhecimento por suas descobertas. 

Em 1896, o Italiano Guglielmo Marconi mostrou ao mundo o sistema de telegrafia sem fio que havia construído - o mesmo tipo de sistema já testado pelo padre gaúcho. Em 1909, Marconi ganhou o Nobel de física pela descoberta inovadora, o que descontenta até hoje muitos estudiosos que buscam atribuir a invenção à Landell de Moura.

A partir de então, o rádio tornou-se uma febre sem tamanho ao redor do mundo. Por meio dele, milhões de pessoas ouviam notícias, programas de humor e de debates, radionovelas e suas músicas favoritas diariamente, mudando de vez a maneira como as pessoas se comunicavam e recebiam informações.

Apesar da enorme quantidade de tecnologia e meios de divulgação que temos hoje em dia, o rádio continua sendo extremamente popular e tendo um importante papel na hora de disseminar conhecimento. Por isso, no dia 13 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Rádio, com o objetivo de homenagear essa forma de comunicação tão incrível e, também, conscientizar a população sobre a importância da liberdade de expressão.

Para saber mais sobre a história desse incrível aparelho, confira os livros abaixo compre diretamente na Amazon: 

1. História do Rádio no Brasil 

Rádio


2. No ar: a História da Notícia de Rádio no Brasil 

Rádio


3. Prezados Ouvintes - Histórias do Rádio e do Pop Rock. Da Criação da Ipanema ao Cafezinho 

Rádio


4. Histórias que o Rádio Não Contou

Rádio


5. Produção de rádio  

Rádio


6. Produção De Rádio. Um Manual Prático Para Professores E Alunos

Rádio


7. Padre Landell de Moura

Rádio


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a data da publicação desta postagem. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.