Recreio
Escola / Livros

Como surgiram os livros?

Saiba a história por trás dessa invenção tão importante para nós até os dias atuais

Thaís Mariano Publicado em 27/11/2020, às 14h00 - Atualizado às 16h56

Imagem ilustrativa de uma estante de livros - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma estante de livros - Pixabay

Não é novidade que, hoje, temos à nossa disposição inúmeras tecnologias que nos informam em tempo real sobre qualquer assunto que desejarmos, não é mesmo? Basta um clique na internet e pronto: nos deparamos com milhares de artigos, vídeos, textos e pesquisas sobre o que estamos procurando. No entanto, antigamente, os livros eram uma das poucas opções disponíveis para levar informação e conhecimento à população — e ainda assim, de forma muito restrita. 

Apesar do leque de opções ser muuuito maior atualmente, é inegável a importância dos livros nas nossas vidas. O que poucos sabem é que esse item tão útil surgiu graças à invenção da prensa, em 1450, e foi feito de maneira bastante artesanal por Johannes Gutenberg. O primeiro livro feito pelo habilidoso artesão foi a Bíblia, impressa e distribuída de forma bastante seletiva em 1455. Os exemplares possuíam 1.282 páginas e eram bem volumosos e difíceis de carregar. No começo, apenas livros religiosos eram produzidos, já que a Igreja tinha dinheiro para financiá-los e, por isso, seus membros eram alguns dos poucos que tinham acesso à leitura.

Com o passar do tempo, o conhecimento foi se expandindo e os métodos foram se modernizando. Hoje, podemos acessar e-books a qualquer momento e em qualquer dispositivo. Mas é claro que, como toda tecnologia, os bons e velhos livros nunca serão substituídos! Para saber mais sobre o assunto, confira alguns livros disponíveis na Amazon:

1. A Europa de Gutenberg: o Livro e a Invenção da Modernidade Ocidental 

Livro


2. História Das Bibliotecas 

Livros


3. O Aparecimento do Livro 

Livros


4. Bibliotecas no Mundo Antigo 

Livros


5. Manuscritos notáveis 

Livros

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a data da publicação desta postagem. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.