Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Dia das Crianças

Sésamo e Fundação FEMSA promovem programação online para a semana da criança

Iniciativa é parte do projeto “Vamos Brincar!”, que busca mobilizar famílias e crianças sobre a importância de se promover hábitos saudáveis na primeira infância.

Redação Publicado em 09/10/2020, às 14h42 - Atualizado às 14h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional do projeto Semana da Criança “Vamos Brincar!” - Divulgação
Imagem promocional do projeto Semana da Criança “Vamos Brincar!” - Divulgação

A Sésamo, organização pioneira na televisão educacional infantil contemporânea presente em mais de 150 países, realiza em outubro uma programação especial para a semana da criança, como parte do projeto “Vamos Brincar!”. A iniciativa, que conta com o apoio da Fundación FEMSA, busca sensibilizar famílias com crianças entre 3 e 6 anos sobre a importância do brincar e de se promover hábitos saudáveis desde a primeira infância.

Assim como a maioria das crianças de todo o Brasil, os personagens da Sésamo, Elmo e Bel, também estão em suas respectivas casas cumprindo o distanciamento social. E para diminuir um pouco a saudades que estão de outras crianças, nas manhãs de 12 a 17 de outubro eles farão uma chamada de vídeo para apresentar uma programação especial cheia de brincadeiras, música, dicas de atividades para as famílias e com a participação de artistas brasileiros consagrados. A cada dia da semana será abordado um tema, como: consciência do corpo, cuidado pessoal, saúde emocional, alimentação equilibrada, e atividade física. No sábado, terá um mix de tudo o que rolou e às 16h haverá uma live com especialistas da Sésamo e do Instituto Avisa Lá para responder dúvidas sobre hábitos saudáveis enviadas pelas famílias.

Muitos dos materiais a serem apresentados ao longo da programação, como vídeos interativos “faça você mesmo”, jogo de tabuleiro e podcasts, serão disponibilizados no site da Sésamo. Dessa forma, as famílias poderão voltar sempre que quiserem para explorar os conteúdos, praticar as interações propostas e incorporar as dicas em suas rotinas.

Um grande destaque da programação que promete animar as crianças e suas famílias é a participação de incríveis nomes da cena artística brasileira, como: Grandes Pequeninos, Quintal da Cultura, Barbatuques, Tiquequê, Hélio Ziskind, Warley Santana, Roberto Menescal e Tia Gê, Marcos e Paulo Sérgio Valle, Fortuna e Pato Fu.

“A semana da criança é uma ação do projeto “Vamos Brincar!”, desenvolvido pela Sésamo com o apoio da Fundación FEMSA. O projeto reconhece que a brincadeira é fundamental para a saúde da criança e deve ser uma prioridade das famílias, instituições de educação infantil e espaços comunitários. Além disso,  acredita no potencial da experiência multimídia integrada para a promoção desse brincar saudável, encorajando o vínculo entre as crianças e os adultos que estão ao seu redor por meio de brincadeiras ou de práticas de cuidado pessoal. Deste modo, durante a semana da criança em tempos de pandemia, utilizaremos a tela como suporte para propor interações online e offline com o foco no cuidar e no brincar”, comenta Julia Tomchinsky, Diretora de Educação e Impacto Social da Sésamo no Brasil.

“Vamos Brincar!” é uma iniciativa que vem sendo implementada no Brasil há três  anos, e que até o momento já alcançou 12 milhões de pessoas através da TV e plataformas digitais, e mais de 14 mil famílias por meio de estratégias de engajamento comunitário. Em 2020, ano da terceira fase do projeto, foram realizadas formações online com educadores de Jundiaí, Mogi das Cruzes e Itú, sempre em parceria  com o Instituto Avisa Lá e com as Secretarias Municipais de Educação dessas municipalidades. Além disso, foram desenvolvidos novos conteúdos digitais e impressos voltados não apenas para educadores mas também para as famílias, com destaque para a série de  podcasts que traz especialistas para conversar com os pais e cuidadores sobre os temas-chave na promoção de hábitos saudáveis. A Semana da Criança irá reforçar ainda mais essa comunicação direta com as famílias.

“Estamos muito orgulhosos da nossa parceria com a Sésamo em Vamos Brincar! para chegar a mais crianças, seus pais e seus cuidadores, criando espaços de jogos e aprendizagens em família. Assim, ajudamos no desenvolvimento pleno das crianças e juntos construímos comunidades mais resilientes e equitativas”, comentou Eva Fernández, Gerente de Investimento Social na Primeira Infância da Fundação FEMSA, organização que contribui à geração de valor social de FEMSA e suas Unidades de Negócio na América Latina.

A semana da criança “Vamos Brincar!” é resultado de uma aliança da Sésamo com outras organizações comprometidas com a primeira infância: Fundação FEMSA, TV Cultura, Youtube Kids, PlayKids, Instituto Avisa Lá, GRAAC e Secretarias de Educação de oito municípios brasileiros (Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus, Recife, Itú, Mogi das Cruzes, Jundiaí).

Serviço - Semana da Criança “Vamos Brincar!”

Datas: 12 a 17 de outubro de 2020

Horário: A partir das 10h (duração de cerca de  35 minutos)

Local: Playlist Semana da Criança: “Vamos Brincar” no canal da Sésamo no YouTube

Classificação indicativa: Livre