Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Língua portuguesa

Qual é a diferença entre dispensa e despensa?

Saiba em quais situações usar cada uma dessas palavras

Letícia Yazbek Publicado em 04/03/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

Já ficou na dúvida quanto ao uso de despensa e dispensa na língua portuguesa? As duas palavras existem no nosso idiomas, mas têm significados bem diferentes.

Despensa é um substantivo que descreve o local da casa onde costumamos guardar alimentos, utensílios e outros tipos de objetos domésticos. A palavra pode ser usada em frases como: "Depois de voltar do supermercado, guardamos as compras na despensa".

Já dispensa é a forma derivada do verbo dispensar, que é utilizada quando alguém nos desobriga de fazer alguma tarefa ou função. Quando usada como substantivo, dispensa significa o ato de ser desobrigado, licença para se eximir de uma função. Também pode se referir ao documento em que se concede a licença. Nesse sentido, a palavra pode ser empregada nos seguintes casos: "Como tenho asma, recebi dispensa do serviço militar".

Dispensa também pode se referir à terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo dispensar, como na seguinte frase: "Este restaurante é tão bom que dispensa comentários".

A mesma palavra pode ser ainda a conjugação do verbo dispensar na segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo: "Dispensa o José da tarefa de hoje, Maria".