Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Professor

Professor: Saiba mais sobre essa profissão

Responsável por formar pessoas em todas as profissões, o professor é uma das figuras mais importantes na sociedade

Letícia Yazbek Publicado em 08/01/2022, às 08h00 - Atualizado em 15/10/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Professor em sala de aula - Pixabay
Professor em sala de aula - Pixabay

Professor ou docente é o profissional que ensina ciência, arte, esportes ou outros conhecimentos, dando aulas ou cursos em todos os níveis educacionais: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. Essa é considerada uma das profissões mais importantes, responsável por levar valores e conhecimentos à população e formar todos os outros profissionais.

Dedicação total

Quem quer ser professor precisa ser muito dedicado, responsável e esforçado. Também é importante se expressar bem, saber tomar decisões e lidar com as pessoas. Os professores precisam gostar de estudar e devem estar sempre se atualizando na área em que trabalham, buscando novidades e novas formas de ensino.

Professor também estuda!

Há diversos caminhos para se tornar um professor. Para dar aulas na educação infantil e no ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano) é preciso ser formado em pedagogia. O curso tem duração de 4 anos e oferece conhecimentos sobre os princípios e métodos de ensino. Os alunos aprendem sobre ciências humanas, a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, formas de administração escolar e novas tecnologias educacionais. 

O curso de graduação em pedagogia é oferecido por várias universidades brasileiras, como Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade de São Paulo (USP).

Cada um na sua

Para ser professor do ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano), ensino médio e em cursinhos pré-vestibular, é preciso cursar a graduação do tipo licenciatura na área da disciplina, como letras, matemática, biologia, química, história e geografia. Já para ser professor universitário, é necessário ser graduado no curso ou na disciplina que irá lecionar. Um professor formado em psicologia, por exemplo, pode dar aulas na graduação de psicologia ou na disciplina dessa área presente na grade curricular de outros cursos, como engenharia ou medicina.

Outras áreas

Também é possível dar aulas em cursos de idiomas, esportes, música, teatro e dança, por exemplo. Nesses casos, os requisitos dependem da instituição que contrata o professor — algumas exigem que ele seja formado, outras apenas que tenha experiência comprovada na área. Alguns professores ainda trabalham como autônomos, dando aulas particulares.

Mais opções!

Além de dar aulas nos diferentes níveis de ensino e tipos de cursos, o professor pode exercer outras funções. Quem é formado em pedagogia, por exemplo, pode trabalhar na administração de instituições de ensino ou na coordenação, acompanhando e orientando os professores. Também é possível atuar com processos educativos em empresas e hospitais.


Fontes: Guia da Carreira e Guia do Estudante