Recreio
Escola / Filosofia

Pensadores antigos 8 - Sun Tzu: Estrategista militar e filósofo chinês

O filósofo é conhecido até os dias de hoje pela elaboração de um tratado de guerra no século IV

Thaís Mariano Publicado em 07/04/2020, às 19h02 - Atualizado às 19h04

Pensadores antigos 8 - Sun Tzu: Estrategista militar e filósofo chinês - Reprodução/Getty Images
Pensadores antigos 8 - Sun Tzu: Estrategista militar e filósofo chinês - Reprodução/Getty Images

Sun Tzu foi um general militar, estrategista e filósofo, responsável por escrever o livro “A Arte da Guerra”, um tratado com 13 capítulos sobre como vencer os inimigos no campo de batalha no século IV. Ele nasceu no ano estimado de 544 a.C e faleceu no ano de 496 a.C, mas não se sabe nenhum detalhe sobre sua morte. 

Em meio à aristocracia militar chinesa, desde pequeno, Tzu aprendeu sobre táticas militares com seu avô. O general viveu em um período marcado por diversos conflitos, devido o enfraquecimento do poder real e a divisão dos grandes reinos da China em pequenos Estados. Nesse momento, os pensadores exerciam grande influência, traçando planos e buscando soberania em cada vitória alcançada.

A Arte da Guerra

Mais do que apenas um livro sobre batalha, a estratégia militar de Sun Tzu atravessou séculos e tem grande influência até os dias de hoje. Considerado um dos livros mais importantes sobre o pensamento oriental no mundo, chegou a fazer sucesso em áreas que o pensador nunca teria imaginado alcançar, como o mundo dos negócios modernos.

A obra trata como posicionar tropas, agir conforme a mudança do clima e movimentação em campo de batalha e emboscadas, mas também fala sobre a resolução de conflitos, engajamento, motivação, planejamento e liderança. 

Para saber mais clique no link abaixo e adquira o livro:

A arte da guerra: Os treze capítulos completos 

Sun Tzu

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a data da publicação desta postagem. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.