Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Filosofia

Pensadores antigos 6 - Pitágoras

O gênio matemático e filósofo foi um dos primeiros a afirmar a forma esférica da Terra

Thaís Mariano Publicado em 04/04/2020, às 12h42 - Atualizado às 12h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pensadores antigos 6 - Pitágoras - Reprodução/Getty Images
Pensadores antigos 6 - Pitágoras - Reprodução/Getty Images

Pitágoras, que nasceu no ano de 570 a.C. na região da ilha de Samos e viveu até 496 a.C., foi influenciado cientificamente por estudiosos da época, como Tales de Mileto, Anaxímenes e Anaximandro, que o ajudaram a desenvolver seus pensamentos sobre ciência.

Por volta dos 18 anos, o filósofo já demonstrava um conhecimento impressionante sobre matemática. Ele foi um dos primeiros a afirmar, através de estudos, que a Terra tinha um formato esférico e estava suspensa no espaço. Um pensamento que na época era pouco difundido, mas que se comprovou real conforme diversas experiências e cálculos realizados desde aquela época e que hoje se mostram incontestáveis. 

A ele, ainda são atribuídos muitas outras aplicações complexas do uso dos números, como os sistemas de multiplicação, decimal e das proporções aritméticas. Ele é uma das maiores influências até hoje do mundo matemático, e suas contribuições continuam sendo atuais e muito valorizadas. 

O teorema de Pitágoras

Em uma viagem que fez ao Egito, o estudioso se surpreendeu com as construções egípcias, principalmente com as pirâmides. A partir de então, desenvolveu o conhecido Teorema de Pitágoras, que baseava-se no cálculo do terceiro lado de um triângulo retângulo - ou seja, um triângulo que possui um ângulo reto e dois agudos, mas conhecemos apenas dois lados. Utilizando o cálculo criado pelo matemático, é possível descobrirmos o terceiro lado.

Essa é uma importante fórmula ensinada na escola, mas que também aparece em diversos concursos e provas. Por isso, é essencial conhecermos esse e muitos outros estudos dele. Para saber mais sobre o assunto, clique nos links abaixo e adquira os produtos:

Pitágoras e seu teorema em 90 minutos (Cientistas em 90 Minutos)

Pitágoras

50 Frases Essenciais de Pitágoras 

Pitágoras

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a data da publicação desta postagem. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.