Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Filosofia

Pensadores antigos 4 - A retórica de Aristóteles

A arte do discurso que pode ser usado como estratégia de persuasão

Thaís Mariano Publicado em 31/03/2020, às 16h40 - Atualizado às 16h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pensadores antigos 4 - A retórica de Aristóteles - Reprodução/Getty Images
Pensadores antigos 4 - A retórica de Aristóteles - Reprodução/Getty Images

Aristóteles nasceu no ano de 384 a.C, na cidade de Estagira, na Macedônia, e faleceu em 322 a.C na ilha de Eubeia, em Cálcis, sabe-se que teve formação em ciências e após ir para Atenas e conhecer Platão, se tornou seu aluno na Academia, a universidade fundada por Platão e a primeira da qual se sabe da existência. 
Após algum tempo na Academia, passou a lecionar no local e se aprofundou nos estudos sobre a filosofia platônica, muito baseada em temas como, política, ética, a formação da ideias e o conhecimento da verdade. 
Nesse período de aprofundamento nesses temas, Aristóteles começou a elaborar suas próprias teorias e aos poucos o filósofo foi se afastando das ideias de seu mestre. 

Mas afinal o que é a retórica de Aristóteles? 

A retórica é basicamente a arte de falar bem e conseguir convencer quem está ouvindo. 
A arte da retórica teria surgido no período estimado do século V  a.C, através de um sofista, que pode ser descrito como um sábio muito habilidoso em transmitir seu conhecimento, responsável por levantar o tema em Atenas. 
Aprimorando o pensamento Aristóteles, publicou sua teoria em 3 volumes e ainda hoje é uma estratégia de fala muito usada em meios políticos e religiosos, por exemplo, mas pode ser usado por marcas, grupos organizados para um determinado fim, sem que ao menos você perceba. 
Os sofistas usavam muito essa técnica para ganhar debates sobre os mais diversos assuntos e na Idade Média a igreja usava o mesmo caminho para atrair fiéis. Esses mesmo filósofos e estudiosos ganhavam dinheiro e reconhecimento para ensinar, quem estivesse disposto a pagar, a arte do discurso de convencimento. 

O papel da verdade na retórica

Historicamente segundo os fundamentos da retórica não interessa se seu discurso é verdadeiro ou não, o que importa é vencer o debate, convencer o ouvinte. Nos dias de hoje esse tipo de comportamento aparece refletido, por exemplo nas notícias falsa espalhadas pela internet e no discurso de políticos, famosos ou grupos religiosos. Por isso é muito importante pesquisar e encontrar fontes seguras para se informar. 

Para saber mais sobre o assunto  acesse o link abaixo e adquira o livro na Amazon:  

Retórica

Pensadores antigos


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a data da publicação desta postagem. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.