Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Filosofia

Pensadores antigos  3 - Friedrich Nietzsche 

Além do bem e do mal - Entenda o pensamento do filósofo sobre o modo de classificar as atitudes humanas

Thaís Mariano Publicado em 30/03/2020, às 17h13 - Atualizado às 17h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pensadores antigos  3 - Friedrich Nietzsche - Reprodução/Getty Images
Pensadores antigos  3 - Friedrich Nietzsche - Reprodução/Getty Images

Friedrich Nietzsche nasceu em 1844, na Prússia, território que hoje é conhecido como Alemanha, e faleceu no ano de 1900. Entre suas obras mais famosas estão: “Assim Falou Zaratustra”, “O Crepúsculo dos ídolos” e “A Genealogia do Astros”.

Nietzsche foi criado em uma cidade pacata, por uma família religiosa que o preparou para ser pastor. No entanto, aos 18 anos, o jovem perdeu a fé em sua religião e se desvencilhou do caminho que vinha trilhando ao contrair sífilis. 

Aos 24 anos, Nietzsche já havia se tornado professor de filosofia, na Universidade de Basileia, e lecionou até o ano de 1879, dez anos após ingressar na vida acadêmica. 

Como efeito do vírus que carregava - e que não tinha tratamento adequado na época - o filósofo sofreu intensas dores de cabeça e crescente perda da visão, o que o fez levar uma vida isolada e solitária, na qual passou grande parte do tempo viajando. Ele atribuiu à doença, também, a habilidade de lhe proporcionar clarividência e entendimento avançado sobre a percepção do mundo. 

Em 1885 escreveu “Além do bem e do Mal”. A obra continha trechos de períodos da década anterior e foram anexados ao volume, que teve a publicação custeada pelo próprio autor e vendeu pouquíssimos exemplares no período, mas se tornou uma das obras mais relevantes do século XIX - e falava sobre a percepção das atitudes humanas boas ou ruins segundo a sociedade. 

No livro, Nietzsche discute temas como o funcionamento das ideias da moral humana, se o homem já nasce com tendências boas e ruins ou se o ambiente é capaz de moldar as atitudes individuais, colocando frios ou encorajando tais comportamentos. 

Para entender mais sobre o assunto clique no link abaixo e adquira o exemplar:

Além do bem e do mal 

Pensadores antigos

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a data da publicação desta postagem. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.