Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Filosofia

Pensadores Antigos 10 -  Galileu Galilei

Prodígio desde a infância, foi ameaçado pela Igreja e ainda hoje é um maiores nomes da matemática

Thaís Mariano Publicado em 14/04/2020, às 16h34 - Atualizado às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pensadores Antigos 10 -  Galileu Galilei - Reprodução/Getty Images
Pensadores Antigos 10 -  Galileu Galilei - Reprodução/Getty Images

Em 15 de fevereiro de 1564 nascia Galileu Galilei, um jovem prodígio que se tornou um dos maiores nomes da ciência de todos os tempos. Ele também foi um astrônomo, filósofo, matemático e físico de muito destaque. Suas contribuições ajudaram a criar uma nova forma de entender a astronomia.

Galileu Galilei com o auxílio do telescópio conseguiu descobrir novos horizontes científicos e percebeu que de fato a Terra era mais uma peça na galáxia e não o centro de tudo como muitos pensavam.

Galilei demonstrava ser um jovem de inteligência muito notável desde cedo, seus pais Vincenzo Galilei e Julia Ammannati, sempre investiram na educação do filho, e isso o fez ter acesso a arte e a cultura, aprendendo a pintar e tocar instrumentos, atividades nas quais ele se destacava.

Chegou a estudar medicina, mas trocou de curso e passou a se dedicar ao estudo da matemática, defendeu que o sol era o centro da galáxia e foi acusado pela Inquisição, grupo regido pela Igreja Católica que proibia a disseminação de ideias contrárias ao que eles pregavam, conforme a bíblia e a crença religiosa imposta.  

Galilei chegou a ser ameaçado com a punição máxima, a pena de morte, caso continuasse a propagar suas ideias e estudos. Por isso o estudioso teve que se isolar e dar continuidade a suas pesquisas em segredo, e apenas em 1992, as descobertas do matemático foram reconhecidas e legitimadas pela Igreja Católica,
mais de 300 anos depois do início de seus estudos.

O matemático perdeu grande parte da sua visão pelo uso desprotegido do telescópio, ao observar as atividades solares e faleceu no ano de 1642 na Itália, sem saber, talvez, que se tornaria uma referência nos dias atuais e que sua dedicação mudaria o rumo da ciência.

Para saber mais clique no link abaixo e adquira o livro: 

Galileu e o sistema solar em 90 minutos

livros


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a data da publicação desta postagem. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.