Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Meio ambiente

E o lixo que produzimos, para onde ele vai?

Saiba qual é o destino final dos itens que descartamos depois que o caminhão de lixo os leva da nossa casa

Lucas Vasconcellos Publicado em 24/09/2021, às 10h00 - Atualizado às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Caçamba de lixo - Pixabay
Caçamba de lixo - Pixabay

Praticamente tudo o que você consome se torna lixo: cascas de frutas, embalagens de produtos, restos de comida, um caderno com todas as folhas usadas. Após a separação entre reciclável e não reciclável, uma longa viagem começa a partir do recolhimento feito pela prefeitura de cada cidade.

O lixo reciclável é levado por caminhões da coleta seletiva. Os produtos separados na sua casa vão para cooperativas especializadas. Lá, são separados e vendidos para empresas produzirem novos materiais a partir do que foi descartado. O lixo não reciclável segue para uma estação específica.

Na estação que recebe o lixo não reciclável, um caminhão de lixo maior pega o entulho e leva para um terreno, chamado de aterro sanitário (local mais comum para descarte de lixo no Brasil).

Ao chegar ao aterro, o caminhão descarta o lixo em pontos específicos, onde o solo é impermeabilizado (para impedir a entrada de líquidos) para receber o material orgânico (como restos de comida).

Em seguida, máquinas compactam o lixo. Ele é posto no solo e intercalado com camadas de terra. Dessa maneira, é possível evitar o cheiro ruim, contaminação e o aparecimento de ratos e insetos.

No aterro, quando o lixo orgânico já está na terra, bactérias agem na decomposição. Esse processo dá origem a um líquido preto, chamado chorume.

Faça sua parte!

Sempre separe o lixo que pode ser reciclado. Assim, menos espaço de aterro será necessário na sua cidade. Reutilize o que puder dentro de casa, como roupas, embalagens vazias e folhas de papel. ao descartar objetos cortantes, como o vidro, embrulhe os pedaços dentro de um papelão para não machucar o profissional responsável pela coleta.