Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Brasil

Saiba o que são os símbolos que aparecem nas cédulas do Real

Repare nas cédulas do Real: elas estão cheias de símbolos que nem todo mundo sabe o que significam

Bruna Cardoso Publicado em 03/09/2021, às 13h08 - Atualizado às 13h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Notas de Real - Pixabay
Notas de Real - Pixabay

Quando você pega uma nota de real, a primeira figura que chama a atenção é um tipo de escultura sem olhos. Trata-se de uma efígie, ou seja, a representação da imagem de um personagem real ou imaginário. Nas cédulas do nosso dinheiro, é a representação da República. O quadro A Liberdade Guiando o Povo (1830), de Eugène Delacroix, serviu de inspiração.

Além da figura da efígie, as notas de real trazem animais que variam conforme o valor. É uma homenagem aos bichos brasileiros e um alerta para a preservação deles. Veja em detalhes:

2 reais

Traz a tartaruga-de-pente, uma das cinco espécies de tartarugas marinhas dos mares brasileiros. Está ameaçada de extinção (por causa da caça) e vive em recifes de coral e águas costeiras rasas.

5 reais

Encontrada em todo o Brasil, a garça-branca-grande é muito caçada para a retirada das egretas (penas que se formam no período reprodutivo) para fazer chapéus. Mora em lagos e rios e come, principalmente, peixes.

10 reais

Típica da fauna brasileira e de outros países latino-americanos, a arara-vermelha-grande habita, principalmente, florestas e gosta de se alimentar do fruto do buriti e de coquinhos.

20 reais

O mico-leão-dourado é considerado o símbolo da luta pela preservação das espécies brasileiras ameaçadas de extinção. Ele pode ser encontrado na região montanhosa do sudoeste do Rio de Janeiro.

50 reais

Terceiro maior mamífero carnívoro do mundo (atrás do tigre do leão), a onça-pintada, apesar de ameaçada de extinção, ainda existe na Amazônia e no Pantanal mato-grossense.

100 reais

O peixe garoupa-verdadeira é um dos mais conhecidos entre os que vivem costas brasileiras. Pode atingir 1,2 metro de comprimento.

200 reais 

O lobo-guará pertence a família de cães, lobos e raposas. É um animal típico do cerrado, e o maior canídeo da América do Sul. 

As cédulas também guardam algumas características secretas. Olhe só:

Marca-d’água: segure a nota contra luz e observe que, na área clara, a figura do animal e o valor da nota aparecem em tons claros e escuros.

Juntando: coloque a nota contra a luz e veja que um desenho (abaixo do nome República Federativa do Brasil) se sobrepõe a outro no verso, formando o valor da nota.

Escondido: coloque a nota na altura dos olhos, na posição horizontal, em um lugar com bastante luz, e observe o valor surgir ao lado da efígie.

Surpresa: pegue uma lente de aumento e perceba o valor impresso em um tamanho muito pequeno em várias áreas – em torno da figura da efígie, ao redor do animal e dentro do número.

Alto-relevo: pelo tato, você sente o relevo em algumas áreas da frente da nota – na legenda República Federativa do Brasil, na efígie, no valor e nas linhas das laterais direita e esquerda.