Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Brasil

Qual o significado dos números do CEP?

Descubra para que serve e como funciona a sequência de números do Código de Endereçamento Postal

Lucas Vasconcellos Publicado em 12/03/2021, às 13h30 - Atualizado às 13h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem aérea de uma rua da cidade de São Paulo - Pixabay
Imagem aérea de uma rua da cidade de São Paulo - Pixabay

CEP é a sigla para Código de Endereçamento Postal. Atualmente, esse código é formado por oito números. O CEP funciona como um tipo de DNA das regiões do nosso país. Ele foi criado em maio de 1971 pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Na época, era composto por cinco números – passou a ter três números a mais em 1992. 

Na maioria das vezes, as cartas que são enviadas pelos Correios precisam contar o número do CEP da pessoa ou empresa que receberá a correspondência. Ele orienta agências na entrega e simplifica o processo de separação antes do envio. Assim, tudo chega mais rápido ao destino final.

Os números

Na criação do CEP, nosso país foi dividido em dez regiões postais: o primeiro número do CEP representa um desses locais. Então, cada região foi dividida em dez sub-regiões, que é o segundo número. O terceiro indica um dos dez setores em que foram divididas as sub-regiões. Cada setor também foi dividido em dez subsetores (quarto número do CEP). O quinto número mostra a divisão dentro dos subsetores. E os três número depois do traço dizem respeito a identificação individual de cada local.

Brasília

Para você, o que significa SQS 215? Não se trata de um código secreto, mas de um endereço em Brasília. Apesar de também usar CEP, a capital federal possui outros códigos. Na sigla, o SQ é o mesmo superquadra. A letra S, na sequência, seguida significa lado Sul. E o 215 é o número da residência. O endereço também pode contar a sigla SQN (superquadra norte) e CL (para endereço de comércios locais).