Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Folclore

O que é folclore?

Composto por mitos, costumes e ditados de um país, o folclore possui até um dia em sua homenagem. Entenda!

Letícia Yazbek Publicado em 13/07/2022, às 13h03 - Atualizado em 22/08/2023, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cuca, personagem do folclore brasileiro na animação 'Sítio do Picapau Amarelo' - Divulgação/Youtube/Desenhos Kids BR Oficial
Cuca, personagem do folclore brasileiro na animação 'Sítio do Picapau Amarelo' - Divulgação/Youtube/Desenhos Kids BR Oficial

Folclore é o conjunto de mitos, costumes e ditados de um país, transmitidos de geração em geração. Ele aparece de muitas formas e ao redor do mundo — cada país tem elementos únicos de folclore. A maioria das lendas e ditados passa conhecimentos e alerta as pessoas sobre perigos.

Dia de festa

Nesta terça-feira, 22 de agosto, comemoramos o Dia do Folclore Nacional! A data foi escolhida em homenagem ao arqueólogo inglês William John Thoms, que estudou as tradições e lendas da Inglaterra e foi o primeiro a usar o termo folclore (em inglês, folk quer dizer povo e lore é conhecimento).

O estudo dele foi publicado por uma revista em 22 de agosto de 1846. Em 1965, o Dia do Folclore foi oficializado no Brasil. Nessa data, ocorrem comemorações e atividades culturais pelo país.

Identidade do povo

O folclore brasileiro se desenvolveu a partir da mistura das tradições que temos em nossas terras, como as trazidas pelos africanos, indígenas e europeus. Dê uma olhada em algumas lendas do Brasil:

Saci-pererê: é representado por um menino negro com uma perna, gorro vermelho e cachimbo. O saci faz muitas travessuras.

Caipora: montado em um porco selvagem, esse índio anda pela floresta e domina todos os animais. Ele ataca caçadores que caçam mais do que precisam.

Iara: sereia que enfeitiça os pescadores e os leva para o fundo do mar. Pode assumir forma humana e sair em busca das vítimas.

Vitória-régia: jovem que a Lua transformou em planta. Durante a noite, a planta se abre e mostra pétalas brancas e perfumadas.

Cuca: tem cabeça de jacaré e costuma aparecer durante a noite para levar embora crianças que são mal-educadas. Dizem que ela dorme apenas uma noite a cada sete anos e, quando fica brava, solta um grito que pode ser ouvido de muito longe!