Recreio
Escola / Educação

O que é cidadania?

Entenda o que é cidadania e saiba por que é tão importante praticá-la

Maria Carolina Cristianini Publicado em 22/01/2022, às 13h00

Imagem ilustrativa de crianças estudando - Pixabay
Imagem ilustrativa de crianças estudando - Pixabay

Logo ao nascer, você ganhou um nome, uma família e muitos presentes! E, sem perceber, ganhou também algo especial: sua cidadania. Ou seja, você passou a ser um cidadão e a fazer parte de um grupo de pessoas que têm direitos e deveres.

A cidadania é importante porque vivemos cercados de gente. Você, seus pais, familiares, amigos, vizinhos e professores se relacionam com outras pessoas todos os dias.

Para que indivíduos tão diferentes convivam bem, é preciso que todos sigam regras. Muitas delas nós aprendemos em casa. Algumas na escola e com os amigos. E há outras que são estabelecidas pelas leis. No Brasil, a principal lei é a Constituição, que define direitos e deveres de todos os brasileiros.

O Estatuto da Criança e do Adolescente, por exemplo, é uma lei feita para garantir os direitos dos mais jovens e determina que toda criança tem direito à vida, à saúde, à educação, à alimentação e à família para crescer saudável. Não importa a idade, a religião ou o grupo social, todos têm seus direitos.

Mas um bom cidadão se preocupa também com seus deveres e com o bem-estar dos outros e sabe que, para ser respeitado, é preciso respeitar o outro. Se cada um faz sua parte, garante o melhor para todos.

Você faz isso quando segue as regras de trânsito, quando ajuda quem está em dificuldades e não joga lixo na rua, por exemplo. É com respeito e solidariedade que se pratica a cidadania.

Dicas de cidadania

Em casa:

1. Organize suas coisas e ajude seus pais

2. Separe o lixo reciclável

3. Respeite as pessoas mais velhas e valorize as experiências delas

4. Brinquedos que você não usa podem servir para outras pessoas. Faça doações

5. Avise seus pais se notar que há lixo ou buracos na sua rua

Na escola:

1. Ajude colegas que têm dificuldades nas matérias em que você vai bem

2. Respeite seus colegas e lembre-se de que brincadeiras têm limites

3. Procure trocar livros e gibis com seus amigos e façam doações