Recreio
Escola / Livros

Novo livro infantil conta a história do Carnaval

Autores contam onde e como se originou a festa popular que tomou conta do Brasil

Letícia Yazbek Publicado em 07/02/2020, às 14h00

Getty Images
Getty Images

Escrito pelos jornalistas Carla Gullo e Camilo Vannuchi e pela cantora e historiadora Rita Gullo, o livro Carnaval, lançado pela Editora Moderna, conta a história dessa festa que já faz parte da cultura brasileira.

Direcionada a crianças a partir de 9 anos, a obra explica por que as escolas de samba ganharam este nome, de onde vem a ala das baianas, os bumbos, as máscaras, os carros alegóricos, os blocos. Ela também conta a origem do nome Carnaval, que veio do latim carnem levare, o equivalente a ‘adeus à carne’.

No Brasil, a festa foi trazida pelos portugueses, mas recebeu influência das cores e ritmos africanos. “O brasileiro parece ter sempre se identificado com esta festa anárquica e alegre. Foi reprimida, elitizada, cresceu, mas manteve como marcas a miscigenação e a capacidade de dialogar com as questões sociais”, afirma Camilo Vannuchi.

Rita diz ainda que leituras como essa são importantes para que nossa história não se perca. “As músicas, as festas e as manifestações populares são muito ricas no Brasil. Revisitar a história é uma maneira de homenageá-las e de valorizar nossas origens", afirma.

Com linguagem fácil e divertida, o livro mescla fotos com as artes do ilustrador Thiago Lopes. Ele faz parte da coleção Ritmos do Brasil, que já contou a história do Samba, da Bossa Nova, do Choro, da Música Caipira, da Jovem Guarda e da Tropicália.

Carnaval, coleção Ritmos do Brasil, Editora Moderna, de Carla Gullo, Camilo Vannuchi e Rita Gullo, 56 páginas: https://amzn.to/2vabWIK