Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Ciência

Mulheres que fizeram história na ciência

Descobertas incríveis feitas por cientistas que mudaram o mundo

Thaís Mariano Publicado em 02/04/2020, às 10h22 - Atualizado às 10h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mulheres que fizeram história na ciência - Reprodução/Getty Images
Mulheres que fizeram história na ciência - Reprodução/Getty Images

Você sabia que muitos estudos e descobertas científicas foram feitas por mulheres? Pois é! Desde sempre, inúmeras cientistas fizeram parte de projetos extremamente importantes para diversas áreas, encontrando respostas e desenvolvendo equipamentos responsáveis pelo avanço da tecnologia como a conhecemos hoje. No entanto, na maioria das vezes, elas são ofuscadas e acabam não sendo tão lembradas como deveriam, além de não receberem os devidos créditos pelos seus feitos.

Nada como reconhecer o trabalho de mulheres tão incríveis que fizeram diferença na história, né? Aqui, você vai encontrar um pouco mais sobre a história de cientistas inspiradoras e levar seu legado adiante. Confira: 


1. Sobre o "caso Marie Curie": a Radioatividade e a Subversão do Gênero: Marie Curie foi uma física, nascida na Polônia, ganhadora de dois prêmios Nobel por suas descobertas científicas na área da radioatividade. Ela foi a primeira mulher a ganhar o prêmio e a primeira pessoa a ganhá-lo duas vezes, um na área da física e outro na área da química. Seus estudos também estão muito associados ao seu gênero e às dificuldades da época em ser uma mulher na ciência.

Livros

2. Rosalind Franklin: The Dark Lady of DNA (English Edition):  Em 1962, três cientistas homens receberam o Nobel da paz: Maurice Wilkins, Francis Crick e James Watson. No entanto, Rosalind Franklin foi a verdadeira responsável pela descoberta de dados e fotos em DNA. A jovem sempre foi empenhada em seus estudos e muito ofuscada em seu campo, justamente por não atender aos padrões da época.

Livros



3. Rita Levi Montalcini (Women in Medicine) (English Edition): Em 1986, Rita Levi Montalcini ganhou o Prêmio Nobel de medicina e fisiologia por seus estudos realizados sobre o sistema nervoso, ao descobrir uma substância capaz de estimular o crescimento de células que possibilitaram o estudo mais aprofundado sobre o Alzheimer. 

Livros

4. Maria Goeppert Mayer: Physicist (Women in Science) (English Edition): Conheça a história de Maria Goeppert Mayer que, através da ciência, ajudou a construir a bomba atômica, uma das armas mais potentes que se tem conhecimento até hoje no mundo. Além disso, foi co-ganhadora do Prêmio Nobel de física em 1963 pelas suas descobertas que levaram à criação da teoria nuclear de camadas (Nuclear Shell Model). 

Livros



5. Barbara McClintocK: Alone in Her Field (English Edition): Uma história narrada desde a infância sobre uma cientista que fez descobertas impensáveis sobre o DNA, e que demoraram vinte anos para serem aceitas pela comunidade científica.

Livros

6. What Stars Are Made Of: The Life of Cecilia Payne-Gaposchkin (English Edition): Cecilia Payne-Gaposchkin foi uma revolucionária na sua área ao descobrir do que as estrelas são feitas. Mesmo assim, seu nome se mantém nas sombras e é difícil de ser encontrado em meio aos diversos astrônomos renomados na área.  

Livros

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a data da publicação desta postagem. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.