Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Comportamento

Mudanças: Qual é a importância delas e como enfrentá-las?

Mudar de escola, de cidade, de opinião... Tudo isso pode ser difícil. Mas sabia que o novo também é legal?

Lucas Vasconcellos Publicado em 12/02/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

Nem sempre podemos evitar que uma mudança aconteça, de repente, em nossas vidas — como seu melhor amigo ter que trocar de escola. Desafios como esse não são fáceis de encarar, mas podem trazer diversos benefícios se você não se deixar levar apenas pela tristeza e mau humor.

Não se assuste se, diante de uma mudança, você se sentir angustiado. É normal achar, nos primeiros momentos, que trocar de casa (de escola, de país e até de opinião) será um total desastre! Nessa hora, o melhor é conversar com alguém em quem você confie. Abra seu coração, escute alguns conselhos e pense positivo!

É importante encarar a mudança como um desafio e uma oportunidade de crescimento — afinal, em uma situação nova, coisas superlegais podem acontecer! Ela pode ser a chance de mudar outros fatores na sua vida e realizar desejos que você já tinha. Quando tem que encarar uma nova rotina, como viver em outra cidade, você pode acabar se tornando mais organizado, por exemplo.

Além disso, quando estamos em situações que precisamos nos expor e conhecer pessoas novas, nos tornamos mais sociáveis e abertos a novas experiências. Novidades nos tornam mais confiantes e capazes de superar desafios.

Você já encarou uma grande mudança, mas ainda não conseguiu se adaptar à nova situação? Converse com seus pais (e professores, se for o caso) e explique o que está acontecendo. Eles podem dar aquela força que faltava para que você enxergue o lado bom do seu novo momento.