Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Curiosidades

Jogos de tabuleiro: como surgiram e se tornaram tão populares?

Conheça algumas opções de jogos para passar o tempo

Thaís Mariano Publicado em 23/03/2020, às 23h48 - Atualizado em 27/03/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tabuleiro de Monopoly - Pixabay
Tabuleiro de Monopoly - Pixabay

Você que gosta de jogos de tabuleiro, já parou para pensar quando e como será que eles surgiram? Esse tipo de jogo foi criado, provavelmente, junto com as primeiras civilizações, nos anos 5.000 a.C, na região conhecida como Mesopotâmia — e que hoje corresponde à áreas como Iraque e Kwait — além de ter indícios também no Egito.

Eles eram chamados de “jogos de passagem da alma”, pois eram enterrados junto com os mortos para os acompanharem no que eles acreditavam ser a pós-vida. A ideia é que as pessoas tivessem algum tipo de divertimento e pudessem escapar do tédio.

Quando as rotas comerciais começaram a se expandir, os jogos começaram a circular também. Assim, novas opções foram surgindo para se adaptarem aos novos povos e às novas culturas. O xadrez, por exemplo, tem como possível precursor um jogo indiano chamado “Chaturanga”; o jogo de Damas, por sua vez, pode ter tido origem na cultura Inca, e também foi encontrado como parte da tradição de algumas tribos indígenas brasileiras, chamado de “Jogo da Onça”. 

Conforme os anos se passaram, muitas variações de jogos de tabuleiros foram criadas, ficando cada vez mais divertidos e cheios de detalhes. Abaixo, confira algumas opções disponíveis na Amazon para passar seu tempo:

1. Sagrada Galápagos Jogos 

Jogos


2. Concept Galápagos Jogos 

Jogos


3. Jogo Hasbro Gaming Monopoly 

Jogos


4. Jogo War Grow 

Jogos


5. Jogo Banco Imobiliário Brinquedos Estrela 

Jogos


6. Mysterium Galápagos Jogos  

Jogos


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a data da publicação desta postagem. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.