Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Profissões

Humanas, exatas e biológicas: Entenda como funcionam as áreas profissionais

Descubra qual se encaixa melhor para você antes de escolher a sua futura carreira

Redação Publicado em 26/03/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um arquiteto - Pixabay
Imagem ilustrativa de um arquiteto - Pixabay

Antes de entender um pouco mais sobre elas, lembre-se sempre: tudo bem se você escolher algo agora e, depois, mudar de ideia! Você tem muito tempo pela frente!

Da teoria à prática

As profissões dentro da área de HUMANAS são bem variadas. Elas podem ser mais teóricas, como a filosofia; práticas, como o jornalismo; e até subjetivas, como as artes cênicas! Veja alguns dos principais cursos:

Administração: a ideia é formar profissionais que estejam preparados para gerenciar organizações — públicas (ligadas ao governo) ou privadas (como indústrias).

Artes cênicas: se você quer ser ator ou diretor de teatro, por exemplo, esse é o curso ideal para você! Durante as aulas, são ensinadas técnicas usadas na montagem e interpretação de espetáculos teatrais.

Direito: é o caminho para quem deseja ser advogado. Ao longo da carreira, o profissional vai se especializando e pode se tornar até juiz!

As espécies e a evolução

Classificar animais ou plantas, desvendar a biologia de moléculas ou tratar e descobrir a cura para doenças são algumas das tarefas de quem encara uma carreira na área de BIOLÓGICAS. Aí vão alguns exemplos:

Medicina: toda vez que você está doente, seus pais levam você ao médico, certo? Ele é responsável por investigar a razão que está fazendo você se sentir mal e tratar esse problema. E pode até descobrir a cura para doenças!

Ciências ambientais: quem segue essa carreira lida com questões relacionadas ao ambiente, sustentabilidade e biodiversidade. Por exemplo: recuperar áreas degradadas e desenvolver projetos para preservar recursos naturais, como a água.

Zootecnia: amar e cuidar dos animais, para que eles vivam em boas condições de saúde, é uma das funções dos zootécnicos. Esse profissional também pode atuar na área de reprodução e melhoramento genético dos animais.

Gênio dos números

Quem é apaixonado por contas, costuma seguir alguma profissão da área de EXATAS. Nela, a principal característica dos profissionais é o uso do raciocínio lógico. E dá para ir muito além da matemática. Olhe só:

Arquitetura: planejar e projetar a construção de casas e prédios, além de desenhar espaços urbanos (como praças e até cidades), em busca de melhorar a qualidade de vida das pessoas, estão entre as funções dos arquitetos.

Geologia: as transformações e evoluções da Terra, desde o surgimento do nosso planeta, é o objeto de estudo dos geólogos. É possível focar nos oceanos, relevos, continentes, plantas, animas e estudar como eles interagem.

Design de games: se você é vidrado em videogames, pode seguir carreira dentro do assunto, fazendo o curso criado para projetar novos jogos. Não parece, mas dá um trabalhão!