Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Esportes

Futebol americano: Conheça mais sobre esse típico esporte dos Estados Unidos

Esporte mais popular dos Estados Unidos, ele tem regras bem diferentes das da modalidade de futebol praticada por aqui

Letícia Yazbek Publicado em 23/07/2021, às 14h00 - Atualizado às 16h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores em uma partida de futebol americano - Pixabay
Jogadores em uma partida de futebol americano - Pixabay

O futebol americano surgiu no funal do século 19, durante uma partida entre os times das universidades de Harvard e de Yale. As equipes jogavam de modos diferentes: enquanto uma tinha estilo parecido com o do futebol europeu,a outra seguia asregras do rúgbi. Em 1876, foi criada a primeira organização do novo esporte, que adotou algumas regras do rúgbi e, com o tempo, adquiriu características próprias.

Tudo se baseia em velocidade, agilidade, força e estratégia de equipe. Cada time é formado por 11 jogadores em campo, fom funções definidas de acordo com a tática do grupo. O time que tem a posse de bola é chamado de ataque e precisa fazer a bola avançar até chegar à endzone, no fundo do campo adversário. A equipe rival é o time de defesa — a intenção dela é parar o time de ataque e retomar a posse de bola.

Os jogadores podem entrar e sair da partida quantas vezes o técnico quiser. Quando o time tem a posse de bola, pode colocar 11 atacantes em campo. Quando não está com a bola, usa só defensores. Nas jogadas de chute entram os kickers, especialistas nesse tipo de lance.

O quarterback é o capitão da equipe e principal jogador — é ele quem comanda as jogadas. Durante o jogo, as equipes devem somar o máximo de pontos na partida — a jogada mais valiosa é o touchdown, quando a bola chega até a endzone.

Uma partida dura 60 minutos e é dividida em quatro períodos de 15 minutos. O cronômetro pode ser parado em algumas situações: quando o jogador sai com a bola pela lateral do campo, quando algum time pontua, se houver um passe incompleto (a bola toca o chão) e em faltas.

A bola oval tem 71 centímetros de circunferência e 28 centímetros de largura. O formato é bom para agarrar com uma mão só. Além disso, por ser pontuda, quebra a resistência do vento e é rápida ao ser lançada para a frente. A costura faz com que ela gire ao ser arremessada, dando precisão à trajetória.

O campo de futebol americano tem 109,73 metros de comprimento e 48,76 metros de largura. Linhas brancas marcam o campo de 10 em 10 jardas e, em marcas menores, de 1 em 1 jarda - 1 jarda é igual a 91,44 centímetros.

A partir da década de 2000, o futebol americano começou a se popularizar no Brasil. Os jogos da NFL — a maior liga de futebol americano do mundo — tiveram aumento de audiência e foram criados os primeiros times amadores.

A modalidade movimenta todos os membros do corpo. Assim, aumenta a força física, melhora as capacidades cardíaca e respiratória e fortalece os músculos. Ainda exercita o cérebro: faz bem para a concentração e para a visão estratégica.