Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Família

Entenda os benefícios da relação entre avós e netos

Uma das coisas mais legais da infância é ter a oportunidade de conviver bem de perto com nossos avós

Letícia Yazbek Publicado em 07/03/2020, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

Você já parou para pensar na importância que os avós têm na nossa vida? Eles são essenciais para o desenvolvimento de qualquer criança. Quando temos entre 3 e 4 anos, ainda estamos aprendendo a origem da vida e os papeis de cada um na família. Ou seja, nessa fase, conviver com os avós nos ajuda a entender a diferença entre pai, mãe, avó, avô e neto.

Com o tempo, o contato com os pais de nossos pais ainda nos ajuda a conviver melhor com outras pessoas e lugares, além de ensinar a respeitar e valorizar os mais velhos.

Os avós representam uma forma especial de carinho, diferente do que é oferecido pelos pais. Por isso, costumam ser verdadeiros parceiros dos netos, sem ter a função principal de educar. Eles ainda ajudam a unir e a fortalecer a família – muitas vezes, são responsáveis por contar histórias antigas. E servem de exemplo para você entender como era a vida antigamente. Essa troca de experiências ajuda a criar valores que serão muito úteis na vida.

Apesar de, muitas vezes, o avô ou a avó ainda estarem cheios de energia, eles já viveram bastante e uma perda pode acontecer. Quando passamos por isso durante a infância ou adolescência, o processo costuma ser ainda mais dolorido. Se acontecer com você, tenha em mente que é normal ficar triste, confusa e até com raiva. Procure falar sobre seus sentimentos e busque apoio nos pais, irmãos e amigos. Escrever um diário ou uma carta também pode ajudar.

O convívio com os netos também é importante para os avós. Ter a responsabilidade de ajudar na formação de uma criança ou adolescente faz com que eles se sintam valorizados. Partilhar as lembranças com os netos faz muito bem para eles!

Passe mais tempo com seus avós:

• Peça para eles contarem histórias da família – como eles se conheceram e como seu pai ou sua mãe eram quando criança, por exemplo.

• Procure objetos antigos (fotos, documentos, roupas) pela casa e diga para eles contarem o que há por trás de cada um.

• Marque uma sessão de cinema só para avós e netos – chame seus irmãos ou primos. Não se esqueça da pipoca e do refrigerante!

• Leia um livro junto com eles. Você poderá ouvir comentários que não esperava e dar muitas risadas.

• Convide seus avós para um piquenique e peça que eles ensinem brincadeiras de quando eram crianças.

• Pergunte se pode conhecer a cidade, rua ou casa em que eles viveram quando eram crianças. As lembranças serão incríveis!

• Escolha um hobby de que você e seus avós gostem e dediquem uma tarde a ele. Vale tirar fotos, tocar um instrumento ou preparar uma receita, por exemplo.