Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Economia

Educação financeira: Aprenda a poupar sua mesada

Aprenda a se organizar desde já para economizar sua mesada. Assim, você guarda dinheiro para comprar aquilo que tanto quer

Letícia Yazbek Publicado em 02/04/2020, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Veja dicas de educação financeira e saiba guardar seu dinheiro - Pixabay
Veja dicas de educação financeira e saiba guardar seu dinheiro - Pixabay

É comum gastar o dinheiro que temos com sanduíches, guloseimas, jogos e passeios. Mas você já parou para pensar que, se guardar uma parte do seu dinheiro, terá uma quantia ainda maior no futuro? Assim que receber o dinheiro de seus pais, guarde uma parte em um local seguro. A quantidade depende de quanto você ganha e quanto está disposto a economizar.

Converse com os seus pais para você ter um dinheiro só seu. Pode ser uma mesada (que você recebe todo mês) ou uma semanada (uma vez por semana). Mas lembre-se: o dinheiro tem que durar até o fim do mês ou da semana!

A vantagem de economizar o dinheiro da mesada é que você pode comprar algo que você quer muito, mas que seus pais, por algum motivo, não compraram. Você pode guardar dinheiro para conseguir comprar um tênis novo, um skate ou patins, por exemplo. Se você economizar por mais tempo, pode até conseguir comprar aquele celular ou computador que você tanto quer. Já pensou?

É importante dar valor aos bens que nós já temos. Se você quer muito um brinquedo novo, pense em todos que você já tem e veja se ele é mesmo necessário. Faça as contas e veja se é possível e se vale a pena comprá-lo com o dinheiro que você tem. Assim, você evita se arrepender depois de comprar objetos que não vai usar tanto assim.

Além de economizar uma parte da sua mesada, você pode guardar os trocados que recebe ao fazer uma compra. Se você juntar todas as moedas que deixa espalhadas pela casa, vai perceber que elas formam uma grande quantia. O ideal é escolher um lugar, como uma carteira ou um cofrinho, e guardar tudo, até as moedas de menor valor.

Tenha um caderno para anotar seus gastos. Sempre que você comprar algo, marque quanto gastou. Se for ao cinema, por exemplo, anote o valor do ingresso, da pipoca e do refrigerante. Não se esqueça de marcar, por menor que seja a quantia. No fim da semana, você saberá exatamente com o que gastou. Aí, você consegue perceber como está se comportando e se precisa controlar mais os gastos.

Pense em algo que você deseja ter e guarde o dinheiro necessário para comprar. Calcule o tempo que vai levar até isso acontecer e quanto você precisa poupar por mês ou semana. Esse deve ser seu principal objetivo – assim que receber o dinheiro dos seus pais, separe a quantia estipulada.

Você pode tentar unir forças com outras pessoas para conseguir o que deseja mais rápido. Por exemplo, se você e seu irmão querem um videogame novo, combine com ele para os dois guardarem a mesma quantia por mês. Com o dinheiro dos dois, vocês vão conseguir comprar o videogame bem antes do prazo esperado.

Se o seu dinheiro acabou e você combinou de ir ao cinema com seus amigos, você pode negociar um adiantamento de mesada com seus pais. Anote o valor do empréstimo e a data em que será pago. No dia combinado, devolva o dinheiro para eles.