Recreio
Escola / Estudos

Dicas para se dar bem na volta às aulas

As férias estão acabando e é hora de se preparar para o retorno à escola. Siga nossas dicas para começar 2020 com tudo!

Letícia Yazbek Publicado em 03/02/2020, às 10h00

Getty Images
Getty Images

Antes de as aulas voltarem, dê uma olhada no seu material escolar do ano passado. Veja o que pode ser reaproveitado – tesouras, réguas e lapiseiras, por exemplo. Se a borracha sumiu e algumas canetas estão sem tampa, é sinal de que faltou cuidado durante o ano anterior. Para não repetir o erro, organize todo o material na mochila. Arrume tudo no estojo, coloque etiquetas nos cadernos e livros, e faça um esforço para, todos os dias, manter tudo organizado.

Faça uma limpeza no armário e tire os cadernos, livros e apostilas que não vai mais usar. Converse com colegas, parentes e vizinhos e veja se alguém pode aproveitar esses itens. Confira também sua lista de livros novos e veja se alguém tem o material de que você vai precisar. Também dá para organizar uma feira de troca de livros. Assim, todos economizam!

Organize-se! Pense em como foi o seu último ano na escola e veja no que pode melhorar. Lição de casa atrasada, pesquisas feitas na última hora, material perdido e tarefas esquecidas só causam confusão. Se você teve algum desses problemas, organize-se melhor para ter um ano mais tranquilo. Faça uma lista planejando o que precisa melhorar e use uma agenda para anotar tudo o que os professores pedirem.

Preste atenção nas aulas, faça anotações e sempre tire todas as dúvidas. Se a explicação do professor não ficou clara, não tenha vergonha de perguntar. Em casa, faça as lições e estude um pouco por dia, revendo partes da matéria dada em aula. Comece a fazer os trabalhos com antecedência, para ter bastante tempo de pesquisar e entender bem o assunto. Assim, as tarefas não acumulam e sobra bastante tempo para se divertir!

Começo de ano sempre traz muitas novidades: alguns amigos saem da escola, outros novos entram, matérias e professores mudam... Com tudo isso acontecendo, é normal ficar ansioso. Mas tente não se preocupar muito e lembre-se de que boas surpresas estão por vir. Se você mudou de escola, procure se enturmar aos poucos. Recebeu colegas novos na classe? Puxe assunto e ajude-os a conhecer a escola e os amigos.

Sabe aquele colega que você não conhece muito bem? Que tal aproveitar a volta às aulas e tentar se aproximar dele? O início do ano é a época ideal para fazer novos amigos! E se você discutiu com algum amigo no final do ano passado, esqueça as mágoas e volte a falar com ele. Converse sobre as férias e mostre que está a fim de fazer as pazes. Vale a pena se esforçar para manter um clima legal com a toda a turma da escola.

Consultoria: Angélica Hashimoto e Patrícia Vieira (psicopedagogas).