Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Água

Confira algumas dicas importantes para reduzir o consumo de água em casa

Economizar a água do nosso planeta é muito importante, e com a mudança de alguns hábitos podemos ajudar bastante

Christiane Oliveira Publicado em 06/08/2021, às 09h00 - Atualizado em 22/03/2023, às 11h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma torneira aberta - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma torneira aberta - Pixabay

Para evitar o desperdício de água ao lavar a louça, procure utilizar apenas um copo para beber água durante um dia. Se você demorar um minuto para lavar um copo, vai gastar 2,5 litros de água — 5 copos no dia e lá se vão 12,5 litros de água!

Lembre-se sempre de fechar a torneira do chuveiro antes de se ensaboar, e a da pia quando for escovar os dentes. Dessa forma, você evita o desperdício da água que escorre durante esse tempo!

Outra dica é limpar bem os restos de comida que ficam no prato quando você termina de comer. Assim, você terá menos trabalho para lavar e ainda vai economizar água.

Armazenando

Se o seu chuveiro demora a esquentar, não deixe que os primeiros jatos de água escorram pelo ralo. Coloque um balde debaixo e use a água para dar descarga, por exemplo. Se você tem irmão pequeno dê uma dica aos seus pais: eles podem reaproveitar a água da banheira para passar um pano no chão. Nem pense em ligar a mangueira para lavar o quintal: é possível fazer isso com a água da máquina de lavar, por exemplo!

Água e energia unidas

No Brasil, a maior parte da energia elétrica vem de usinas hidroelétricas, que usam a água para gerar a eletricidade. Portanto, se economizarmos energia, estaremos poupando água também.

Desligue aparelhos da tomada: sem aquela luz vermelha ligada, a conta pode diminuir cerca de 20%. Quando terminar de carregar o celular, tire o carregador da tomada — mesmo sem estar conectado ao aparelho, ele continua gastando energia. Além disso, aproveite toda a luz do sol - não deixe as lâmpadas da sua casa ligadas sem necessidade!